Arraiá do Povo terá noite da música sergipana nesta quinta-feira
Os festejos juninos podem até ter passado, mas a festa e o compromisso do Governo do Estado com a valorização cultural seguem firmes no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. Nesta quinta-feira, 10, será a vez da música sergipana ter o seu dia de consagração. A partir das 20h, no palco do Arraial Lampião e Maria Bonita, artistas locais consagrados como Rogério, Naurêa, Tom Róbson e Lula Ribeiro farão de suas apresentações um exercício de afirmação da produção cultural genuinamente sergipana.
Enquanto a música toma conta do palco, CD’s e DVD’s dos artistas que se apresentam estarão à disposição do público na Hospedaria Sergipana. É a primeira vez que atrações locais são contempladas com esse espaço além da programação junina do Arraiá do Povo.
De acordo com o diretor de Operações da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Saulo Coelho, a iniciativa pretende aproveitar o grande número de turistas que ainda permanece no Estado para alavancar ainda mais a cultura local para todo o país. "Vamos explorar essa oportunidade que a alta temporada nos proporciona para dar ainda mais visibilidade ao trabalho de artistas sergipanos com qualidade para estourar nacionalmente, além de estimular a iniciativa privada a também investir nos nossos artistas", explicou.
Ainda segundo Coelho, todas as atrações se apresentarão com uma banda base, medida que torna a noite mais informal, ágil e próxima do público. "Os artistas darão uma ‘canja’, divulgando seus trabalhos e sem cachê. Ao promover essa festa de afirmação da cultura local, estabelecemos Sergipe como uma marca, como um pólo de exuberância cultural".
"Avante, Sergipe"
Integrante da banda Naurêa, uma das atrações da noite, o músico Alex Santanna parabenizou a idéia e ressaltou que prestar visibilidade à produção musical sergipana não é custo, é investimento. "A Cultura é um grande produto de exportação de Sergipe, assim como muitas outras coisas. E essa é a primeira vez que a música é pensada como exportação. É altamente válida essa iniciativa e espero que continuem com ela sempre".
A presença do cantor e compositor Lula Ribeiro no Arraial Lampião e Maria Bonita na quinta por si só representa a importância com que o músico encara a iniciativa. Residente no Rio de Janeiro há 22 anos, Ribeiro veio para Aracaju somente para se apresentar e somar à festa da música sergipana. "Acho que sempre deveria haver um evento assim para a produção musical local. Fiz questão de vir do Rio de Janeiro só pra participar", disse o músico, que aproveitará a oportunidade para realizar o pré-lançamento de seu DVD "Todas As Palavras Que Não Dizem Tudo".
Já o compositor Rogério, com quase três décadas de carreira, ressaltou a importância de se aproveitar a oportunidade da alta temporada para fortalecer a visibilidade da cultura do Estado. "Aracaju está recebendo um fluxo de turistas muito bom e é exatamente em um momento assim que devemos oferecer o que há de melhor na nossa cultura, na música no artesanato. Tem que existir um ‘xamego’ entre artistas, empresários e poder público para que algo assim sempre aconteça", salientou. E o músico sergipano garantiu que irá fazer seu papel em cima do palco, seja em forma de ‘canja’ ou não. "Eu vou é para animar a galera, para dizer ‘Avante, Sergipe’ no meio do povo. E vamos nós, que vale a pena insistir nos talentos locais".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Arraiá do Povo terá noite da música sergipana nesta quintafeira – A banda Naurêa / Foto: César de Oliveira/ASN