[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até novembro, o Arquivo Público da Cidade expõe fotografias que contam a história do centro de Aracaju, entre os períodos de 1911 a 1940. As fotografias montadas são frutos da publicação “Em Busca de Imagens Perdidas: centro histórico de Aracaju”, obra de autoria da historiadora Naide Barbosa. O material exposto resgata a história de Aracaju através das praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, e pelo parque Teófilo Dantas.
A exposição é dividida em três módulos. Inicialmente, a galeria de fotos revela o período de pré-modernização de Aracaju (1911 a 1920); o segundo módulo apresenta Aracaju no apogeu da modernização (1921 a 1930). Este foi um período de reformas e embelezamento das praças, com arborização e inovações, tudo para tornar os ambientes mais atrativos. Nesta época também surgem o relógio público, o mictório e a pavimentação com paralelepípedos dos seus contornos; a terceira fase da exposição compreende o período de refluxo (1931 a 1940) resultado da conjuntura econômica do período pós 1ª Guerra Mundial. Neste período, as reformas urbanas ficam quase paralisadas, retomando o ritmo acelerado somente no final da década.
A exposição fotográfica que iniciou há duas semanas já atraiu mais de 150 pessoas. “Resgatar a memória fotográfica do centro histórico de Aracaju no período entre 1911 a 1940, é uma maneira de relembrar os movimentos políticos que aconteceram nestes espaços”, diz a técnica em arquivo e historiadora, Luciene Santos dos Anjos. “Esta é também uma oportunidade para que os estudantes da rede municipal de ensino venham nos visitar e aprender mais sobre a história política e social de Aracaju”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.