[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

De volta aos velhos tempos. Este pode ser o significado das atrações, da estrutura e da imensa multidão que na noite deste sábado, 31 de maio, lotou o Forródromo de Areia Branca, na abertura dos festejos juninos deste ano. Após um longo período de ostracismo, a cidade se organizou pelo segundo ano consecutivo com apoio do Governo de Sergipe e deu a largada para os festejos juninos em todo o Estado. No primeiro dia de festa, Erivaldo de Carira, Rogério, Aviões do Forró e Forró Maior animaram dezenas de milhares de pessoas de vários municípios e estados. 

O sanfoneiro Erivaldo de Carira foi a primeira atração da noite. Impressionado com a estrutura oferecida e com a multidão que dançava ao som de seu forró tradicional, o músico reforçou que, com as medidas tomadas para ressuscitar o forró de Areia Branca, a tendência é a melhora contínua. "O forró de Areia Branca foi considerado por muitos anos como o melhor São João de Sergipe. Teve aquela paradinha, mas agora está voltando a se destacar muito. E tem tudo para voltar ao verdadeiro forró, como antes".

O sanfoneiro também frisou a participação do Governo de Sergipe na retomada da tradição dos festejos junino da cidade. "Parabéns ao Governo pelo apoio às prefeituras, pois é assim que se faz um grande São João. Já é um começo muito bom para valorizar os artistas sergipanos’, destacou. 

Logo depois, quem assumiu o palco foi o cantor e compositor sergipano Rogério, presença certa nos principais forrós do Estado. Para o músico, o resgate dos festejos juninos de Areia Branca se confundem com o resgate da memória cultural do município. "É um marco, pois isso é história nossa, feita com carinho e respeito à nossa cultura. E é isso que devemos fazer: virar nosso olhar para nós mesmos, porque é quando se faz isso que nos projetamos aqui, acolá, em todo lugar. Essas festas são um reforço fundamental para a preservação da cultura local". Artista de longa estrada, Rogério não hesitou ao comentar a estrutura montada para o evento. "Está maravilhosa. O Governo de Estado realmente está fazendo os festejos juninos andarem", disse.

Se até os últimos acordes de Rogério a multidão já havia se divertido, a entrada da banda Aviões do Forró no palco fez o forródromo de Areia Branca ferver. A vocalista Solange Almeida disse se sentir privilegiada em contribuir com a festa pelo segundo ano seguido. "Sergipe é conhecido no país todo como detentor do maior São João do Brasil, e Areia Branca jamais poderia ficar de fora por ter tradição. Nem sei qual foi o motivo que a deixou de fora das festas juninas, pois a cidade sempre foi bem falada em todos os lugares. Eu mesma, que já morei aqui em Sergipe, já curti muito o São João daqui, que é maravilhoso e tem uma organização tremenda". 

Ainda para Solange, a preocupação em resgatar o evento honra o compromisso que sempre se deve ter com a cultura. "Todo governo tem o dever de dar suporte e apoio às festas juninas, às quadrilhas, à cultura. E aqui este dever está sendo cumprido", disse.

A banda cearense Forró Maior fechou a primeira noite dos festejos juninos de Sergipe. 

Polícia Militar: maior efetivo 

Para garantir a segurança dos mais de 40 mil presentes no forródromo de Areia Branca, a Polícia Militar, através do 3º. Batalhão de Itabaiana, não deixou por menos. Com um total de 150 policiais, a corporação disponibilizou o maior efetivo de todas as demais edições da festa no município. "Distribuímos os soldados em patrulhas, nos quatro postos elevados de observação e realizamos reforço nas revistas para acesso ao forródromo", explicou o responsável pelo comando, coronel Enílson Aragão. 

Ainda de acordo com o coronel, a polícia militar realizou moto-patrulhamento no entorno do Forródromo e pôs três viaturas em circulação no perímetro da festa. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a abertura dos festejos juninos em Areia Branca. "Realizamos um plano de operação com a finalidade de intensificar o policiamento, permitindo o estabelecimento da ordem e da segurança para quem veio à festa", ressaltou o coronel Aragão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.