[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realiza a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) nas áreas turísticas dos Polos Costa dos Coqueirais e do Velho Chico. Essa avaliação abrange 30 municípios da região litorânea e do rio São Francisco e possui um investimento de R$ 155.433,00 (cento e cinquenta e cinco mil quatrocentos e trinta e três reais). A avaliação, que teve início em 2009, deverá ser concluída em janeiro de 2012.

De acordo com o Prodetur, essa avaliação ambiental estratégica realizada nos Polos é uma ferramenta inteiramente nova em território sergipano. Isso significa que estamos tendo todo o cuidado de avaliar qualquer ação que venha afetar a sustentabilidade ambiental do programa. “Como instrumento de gestão ambiental da política de turismo, essa avaliação tem também por objetivo auxiliar as tomadas de decisões, identificação e avaliação dos impactos estratégicos e cumulativos, efeitos sociais e econômicos decorrentes dos investimentos do Prodetur Nacional”, expôs o gerente executivo de meio ambiente do Prodetur, Otávio Nascimento. A avaliação ambiental, desenvolvida pela Setur, contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), com os técnicos do Ministério do Turismo (Mtur) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ainda de acordo com o técnico da Setur, toda essa avaliação ambiental estratégica em áreas turísticas do estado tem a proposta de estruturar medidas de preservação do patrimônio natural e social. O programa também tem como objetivo o desenvolvimento de um planejamento frente à preservação ambiental, sobretudo garantindo sua integridade no que diz respeito à legislação nacional. “A Avaliação Ambiental Estratégica é um passo essencial para futuros projetos de infraestrutura turística, bem como um facilitador da gestão ambiental no turismo com identificação de áreas para uso turístico, formulação de roteiros e passeios e subsídio para estudos das Unidades de Conservação do Meio Ambiente”, informou Otávio.

Após todo o trabalho do programa de avaliação ambiental dos Polos de Sergipe a Ambientec Consultoria Ltda, uma empresa genuinamente sergipana, através de licitação, mostrou capacidade técnica para execução de todo estudo final do programa. “Nos sentimos muito honrados em participar de um projeto deste porte, pois será um grande passo para o progresso turístico do estado, respeitando principalmente o meio ambiente”, conta o presidente da Ambientec, o professor João Sampaio d’Avila.

Ações do Prodetur em Sergipe

São 36 obras que fazem a matriz de investimento do Prodetur em Sergipe e estão distribuídas nos Polos, dentre elas estão a reforma do Cacique Chá, a implantação da rodovia interligando o município de Santa Luzia ao povoado Crasto, a construção de orlas e atracadouros nos municípios de Canindé do São Francisco, Brejo Grande, Santana do São Francisco e no Pontal, em Indiaroba. “Além disso estamos com a sinalização indicativa e turística dos Polos (placas de informações turísticas), a elaboração e execução do plano de capacitação profissional para o turismo, além de programas de capacitação empresarial com o foco para a Copa 2014”, explica Elber Batalha, secretário de Estado do Turismo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.