Aracaju sedia seminário do Prêmio ODM Brasil
Nesta sexta-feira, 12 a capital de Sergipe vai realizar o seminário de lançamento da 5ª. Edição do Prêmio ODM Brasil. O Prêmio tem a finalidade de reconhecer e valorizar projetos bem-sucedidos realizados por Prefeituras e organizações sociais que contribuem para o Brasil alcançar as Metas do Milênio. O evento acontece das 9hs às 12hs, no auditório da Aease – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe -, localizado na Avenida Beira Mar, 2.400.
O evento é coordenado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, e conta com o apoio do Governo do Estado de Sergipe.
O Prêmio já está em sua quinta edição. Nas quatro edições anteriores, foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados, um deles é a prática Coroa do Meio, que foi executado pela Prefeitura de Aracaju.
O objetivo do governo brasileiro ao criar o prêmio foi incentivar, valorizar e reconhecer publicamente os esforços em favor dos ODM feito pelas prefeituras e organizações da sociedade civil. Os beneficiários diretos desta iniciativa são os municípios e as organizações da sociedade civil (ONGs, empresas, universidades, fundações, entidades empresariais e de trabalhadores etc) que promovam o alcance dos ODM, cujos esforços são reconhecidos por meio da premiação.
Para se inscrever ao prêmio, as organizações da sociedade civil têm que ter mais de dois anos de existência e devem desenvolver atividades meio ou finalísticas que contribuam para o alcance dos ODM. Os projetos inscritos têm de ter pelo menos um ano de existência. Podem participar também qualquer instituição pública municipal, da administração direta ou indireta, subordinada ao Poder Executivo municipal, que seja responsável por práticas que contribuam para os ODM.
Serão premiados 30 projetos de prefeituras e de organizações sociais, que recebem um prêmio simbólico – no Palácio do Planalto, em Brasília – e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas por meio do endereço eletrônico www.odmbrasil.gov.br. O prazo de inscrição termina no dia 02 de agosto de 2013.
O que são os ODM?
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos pela ONU no ano 2000 em conjunto com 191 países, entre eles o Brasil. Os ODM apresentam propósitos globais com vistas a melhorar as condições de vida da humanidade. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplam direitos básicos de cidadania que permitem enxergar o ser humano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]