[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju aguarda com ansiedade a chegada da Tocha dos Jogos Pan-Americanos 2007, evento que acontece no período de 13 a 29 de julho, no Rio de Janeiro. No dia 10, às 13h30, o ícone olímpico que antecipa todas as edições dos jogos – simbolizando a paz, a amizade e a integração dos povos através do esporte -, desembarca na capital sergipana. Esse privilégio, motivo de satisfação para o prefeito Edvaldo Nogueira e os aracajuanos, será compartilhado com as demais 26 capitais brasileiras e outras 22 cidades do país.

A Tocha será acesa hoje, segunda-feira, nos Pilares do México, preservando uma tradição do evento. Porém, ela não vai passar por todos os países da América. Ao invés disso, passará por 42 cidades brasileiras, que representarão os 42 países participantes dos jogos. Aracaju vai representar Antígua e Barbuda, uma nação das Caraíbas constituída pelas ilhas de Antígua, Barbuda e Ígua, Barbuda e Redonda, que ficam na América Central.

O prefeito de Aracaju está pessoalmente empenhado para fazer com que esse fato seja marcante para a cidade, para os seus moradores e turistas. Em uma reunião que contou com a participação de representantes de todos os órgãos e secretarias municipais, ele ressaltou a importância da colaboração de todos para que a passagem da Tocha do Pan seja inesquecível, inclusive pela visibilidade internacional que será dada à cidade com este evento.

A seleção das cidades foi baseada na inclusão de capitais estaduais e de outras localidades, a partir de critérios como a representatividade econômica, histórica, ecológica e turística de cada uma. De acordo com o prefeito, Aracaju vai fazer por merecer o mérito de receber o símbolo dos jogos Pan-Americanos, por isso a cidade se prepara para recebê-la bem.

“É um momento de grande alegria, de muita felicidade para nós, porque nossa cidade foi uma das escolhidas para esse evento, que marca a América Latina e o mundo. As atenções do Brasil vão estar voltadas para Aracaju, a imprensa nacional e internacional vai estar aqui”, destacou.

Itinerário da Tocha na cidade

Depois do desembarque, a Tocha será levada de helicóptero à colina do Santo Antônio. A intenção é promover a inclusão e elevar a auto-estima da comunidade local. De lá, será conduzida por 60 pessoas, que vão se revezar a cada 400 metros. Depois de passar pelos mercados municipais, Centro, 13 de Julho e Coroa do Meio, o percurso termina na Passarela do Caranguejo, totalizando 24 km.

Serão 20 pessoas escolhidas pelo Governo Federal e CO-RIO, 20 pelo Patrocinador Oficial (SamSung) e 20 pela Prefeitura de Aracaju. No Brasil inteiro, cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a Tocha Pan-americana Rio 2007. Todas as atividades ligadas à passagem da Tocha por Aracaju estão sendo supervisionadas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), por meio de uma comissão indicada pelo prefeito – composta por representantes das secretarias e órgãos municipais da Prefeitura – para garantir toda a logística exigida pelo Comitê Olímpico.

Saiba mais sobre a Tocha em: www.tochario2007.com.br.

Veja mais…

Prefeito se reúne com governador para tratar da passagem da tocha do Pan por Aracaju[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.