Aracaju se prepara para Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
A meta da SMS é que sejam vacinados 35.431idosos contra o vírus da gripe, difteria e tétano. Para tanto, 50 mil doses da vacina serão disponibilizadas. A campanha não tem como única preocupação a gripe, mas também suas conseqüências, já que indivíduos idosos são vulneráveis às doenças pulmonares agudas em conseqüência de anomalias como essas. Segundo alguns estudos, a vacina diminui muito os riscos de contrair a gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.
Para campanha, a SMS está disponibilizando cerca de 700 profissionais, entre equipes de saúde da família, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, administrativos e motoristas. Eles atuarão em 50 postos fixos, distribuídos em vários bairros da capital, instalados nas USF da rede municipal, shoppings e alguns supermercados. É importante lembrar ao usuário que o cartão de vacinação deverá ser apresentado no ato da vacina.
Em sua oitava edição, a campanha para vacinação do idoso é uma ação do Ministério da Saúde que acontece em todo o país desde 1999, quando a população com idade acima de 60 anos começou a ser conscientizada da importância de se vacinar contra a gripe, devido à sua vulnerabilidade de contrair a doença. No primeiro ano a campanha visava uma faixa etária acima dos 65 anos. No ano de 2000 o Ministério da Saúde reduziu esta mesma faixa para os 60 anos de idade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]