[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A capital sergipana recebeu na noite de sexta-feira um de seus maiores presentes em 151 anos: o Hospital Municipal de Pronto-Socorro Zona Norte Dr. Nestor Piva. Inaugurada pelo prefeito Marcelo Déda, a “casa da vida” vai funcionar 24 horas com seus 33 leitos para internações de um dia e capacidade para realizar até 12 mil atendimentos mensais de urgência e emergência em integração com o Samu.

“Minha alegria é saber que se ontem eu fui agredido, xingado e humilhado, Deus me permite hoje que responda. Eu não vou revidar ódio com ódio, nem baixaria com baixaria. Minha resposta é trabalho, trabalho e mais trabalho por amor a meu povo”, disse o prefeito. “Eu não tenho problema que cada um construa a obra que quer, mas minha orla e minha ponte são a saúde e a qualidade de vida do meu povo”, acrescentou.

Com um investimento de R$ 3,3 milhões em recursos próprios da municipalidade e também do Governo Federal, o Hospital Pronto-Socorro tem padrão internacional de funcionamento e vai melhorar ainda mais a vida de quase 150 mil pessoas por ano. “Eu não gosto de obra de fachada. Gosto da obra que serve ao povo e que dá dignidade especialmente à população mais pobre”, explicou Marcelo Déda.

O Pronto-Socorro Nestor Piva vai funcionar a partir das 7h do próximo dia 30, depois que o Hospital de Pronto-Socorro da Zona Sul, no conjunto Augusto Franco, tiver sido inaugurado. Até lá, 300 profissionais das duas unidades (256 deles aprovados no último concurso da saúde) estarão sendo treinados no Nestor Piva. Ambos hospitais funcionarão no novo conceito de áreas vermelha, amarela e verde, que agilizarão o atendimento de acordo com a gravidade de cada caso.

Zona Norte de cara nova

O Hospital Municipal da Zona Norte é mais uma etapa da transformação porque passou a região do bairro Siqueira Campos e adjacências, que hoje conta com a sonhada avenida São Paulo e o Hospital Municipal num local onde já chegaram a encontrar cadáveres humanos e no qual antes havia apenas lixo, mato e abandono.

“Se alguém aqui trouxer um parente que esteja fora de Aracaju há mais de três anos ele vai se perder porque não vai reconhecer a área. É por isso que Aracaju é considerada hoje pela Fundação Getúlio Vargas a melhor capital do Norte e Nordeste em qualidade de vida”, disse o prefeito. “Então eu posso dizer que tenho a consciência tranqüila sabendo que não fiz tudo, mas que tudo o que pude eu fiz”, avaliou.

Dedicação a quem mais precisa

Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a noite de ontem foi um dos momentos de ápice na construção de um projeto qualificado de saúde para a população da capital. “Tudo foi feito com muito zelo, carinho e muita qualidade para este povo. Esta é uma obra que não tem preço porque salva vidas. É a prova de amor desta administração ao povo de Aracaju e de Sergipe”, enfatizou.

Segundo o senador Antônio Carlos Valadares, que falou em nome de todos os parlamentares presentes à inauguração, o novo pronto-socorro devolve a dignidade ao povo. “Quem conhece e gosta de Aracaju só pode gostar mesmo da obra de Marcelo Déda. Se antes dele quem não tinha plano de saúde morria na porta dos hospitais sem atendimento, hoje o povo está reconquistando sua cidadania”, falou.

A homenagem a Nestor Piva

O Dr. Nestor Piva veio ainda jovem da Bahia para Sergipe. Aqui ele se dedicou às causas sindicais e foi um dos lutadores pela fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde lecionou na década de 80. Ele chegou a ser inclusive professor do vice-prefeito Edvaldo Nogueira. “Nestor Piva encarava a medicina com seriedade e tinha no seu papel de médico uma missão. Ele foi um cidadão brasileiro que lutou pela honra de seu país e de seu povo”, declarou o prefeito Marcelo Déda.

A família de Nestor Piva participou da inauguração e descerrou juntamente com o prefeito o busto em homenagem ao médico, a placa inaugural da obra e realizou o corte da faixa. Emocionado, Nestor Piva Filho agradeceu a homenagem em nome de seus familiares. “Nós ficamos muito felizes, especialmente pelos objetivos da obra e por ela ser uma realização de Marcelo Déda, a quem meu pai admirava muito”. A viúva do homenageado, Bernadete Piva; seu outro filho, Augusto César Piva, e todos os netos prestigiaram a inauguração.

Com 2.500 m² de área construída num terreno de 15mil m2 entre as avenidas Maranhão e São Paulo, o Hospital Municipal de Pronto-Socorro Zona Norte tem fácil acesso de carro, ônibus e bicicleta e 120 vagas para estacionamento de veículos. O projeto foi realizado pelos arquitetos Fábio de Souza, Raniere Soares e Jarbas Garcia; e o busto de Nestor Piva confeccionado pelo artista plástico Antônio Cruz.

A festa

Felizes com a nova obra da Prefeitura de Aracaju, dezenas de milhares de pessoas fizeram questão de conhecer o espaço e ficaram impressionadas com o que viram. “Isso aqui é coisa de primeiro mundo. Está bonito demais e eu sei que vai ajudar a muita gente como eu, que precisa de verdade. Eu estava ouvindo a música da prefeitura há cinco minutos e nela tem uma parte que diz sou feliz aqui. Com um hospital desses, a gente tem mais é que ficar feliz mesmo”, disse a dona de casa Elizabete dos Santos.

O show do cantor Fábio Júnior animou a noite de festa, que foi prestigiada também pelo vice-prefeito Edvaldo Nogueira; a primeira-dama Eliane Aquino; os deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva; os prefeitos de Boquim, Barra dos Coqueiros, Gararu, Cedro de São João, Japaratuba e São Cristóvão, além do ex-prefeito de Prpopriá, Renato Brandão; os deputados estaduais Francisco Gualberto e Mardoqueu Bodano; vereadores, secretários municipais, lideranças partidárias da capital e interior e diversas autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.