[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Milhares de pessoas compareceram à praça de eventos dos Mercados municipais no início da tarde do domingo, 1º de junho. Com muita animação as pessoas dançaram e cantaram embaladas ao som das bandas Naurêa, Maria Scombona e do cantor Lobão. Elas participaram da transmissão ao vivo do programa Bem Brasil, da TV Cultura de São Paulo. A iniciativa foi da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.
O evento foi considerado um sucesso. Sergipanos que vivem fora do Estado e pessoas de todo país assistiram ao programa da TV Cultura, prova disso foram ao mais de 200 e-mails que chegaram à produção da TV Cultura durante as apresentações das bandas sergipanas. Ao todo mais de 300 mensagens foram enviadas de todo país para o programa durante uma hora e meia de duração. Mesmo com o programa encerrado, ainda chegavam mensagens.
A Funcaju viabilizou toda estrutura necessária para que o Bem Brasil acontecesse. Tudo foi preparado com a preocupação de que a divulgação das potencialidades turísticas da cidade e as manifestações culturais fossem bem divulgadas. Segundo o apresentador Wandi Doriattioto, o pessoal da TV Cultura ficou entusiasmado ao conhecer um pedacinho das manifestações culturais do estado de Sergipe. “Esta iniciativa da prefeitura, através da Tânia Soares, tenho certeza, fez com que muitos sergipanos que estão fora de sua terra matassem a saudade e fez também muita gente que não conhecia a cidade, ficar curiosa em vir passar o São João aqui. Eu mesmo não quero deixar de voltar aqui e conferir as manifestações culturais dessa cidade e também conhecer a geografia das suas ruas”.
Pela primeira vez, duas bandas de Sergipe puderam apresentar suas músicas ao vivo para todo país. A Naurêa com seus quase dois anos de existência tocou as canções de seu novo cd demo, “Pop do Forró” e fez a platéia pular e ir ao delírio. Já a Maria Scombona exibiu seu repertório do cd Grão lançado nacionalmente. O trabalho é fruto de uma década de experiência e foi aclamado pela crítica sergipana e entre os artistas após seu lançamento. “Foi super importante essa aparição, um grande passo para nossos projetos futuros”, afirmou Hilton, produtor da Maria Scombona. A banda tem intenções de fazer uma turnê pelo Sudeste. O produtor disse também que houve ligações do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo parabenizando-os pelo show. Tal fato comprova a importância do evento como promovedor e disseminador da cultura sergipana também em todo o Brasil, desempenhado pela Funcaju. Além delas, a banda de pífanos e percussão do grupo Membrana e o grupo folclórico parafuso, de Lagarto, tiveram oportunidade de fazer uma apresentação para todo país.
A importância desta iniciativa é muito ampla. Além de ser fundamental para dar ainda mais projeção à cidade em âmbito nacional, ela abre espaço para que os aracajuanos conheçam cada vez mais sua produção cultural., As pessoas que nunca tinham visto os trabalhos da nova geração de bandas tiveram uma amostra do tipo de trabalho que está surgindo. Foi o caso de Carla Santos, estudante de 2o. grau. Ela disse que amou o show das bandas sergipanas: “Eu só conhecia de ouvir falar o trabalho da banda Maria Scombona. Achava que meus colegas faziam muita propaganda e podiam exagerar. Afinal, a maioria gosta de rock e músicas irreverentes. Ao ver o show da banda compreendi porque meus amigos gostam e ao ver Naurêa fiquei com vontade de vê-la e ouvi-la mais tempo”. A amiga Edna Suzana disse que vai levar Carla a todos eventos promovidos pela prefeitura e que estejam ligados à cultura. “Eu já sou fã de carteirinha das iniciativas que a prefeitura apóia. Freqüento a rua da cultura toda segunda, vim para o evento de reggae que foi promovido no mercado no dia 10 de maio. Fui para o Fórum de Forró na sexta, vi o show de Clemilda e Marinês e vou pro Forró Caju todos os dias. Agora, esse Bem Brasil eu sei que vai ficar na minha história”.
Durante o programa Tânia Soares ressaltou que em Aracaju existe um movimento musical muito rico. “Estamos incentivando e abrindo espaço para os novos talentos, sem esquecer de valorizar as pessoas que já possuem um trabalho consagrado e que têm uma ligação profunda com as raízes e tradições de nossa cidade. É maravilhoso ver que esta nova geração consegue dialogar e reconhecer o valor dos elementos presentes em nossa tradição e transformar isso em algo novo. Ao trazermos o programa da TV Cultura, Bem Brasil, conseguimos mostrar isso para o país e deixar as pessoas com muita vontade de vir e conhecer nosso São João”, disse Tânia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.