[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju é um dos 193 municípios brasileiros que estão disputando o reconhecimento da Fundação Abrinq pelas ações desenvolvidas em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O município, que já superou duas etapas da seleção, acaba de receber o Mapa da Criança e do Adolescente 2003 que consiste na terceira e última fase do processo que visa a conquista do Selo Prefeito Amigo da Criança. A Prefeitura de Aracaju tem até amanhã para encaminhar o Mapa à Fundação, o qual será avaliado por especialistas e técnicos nas áreas de educação, saúde, nutrição, trabalho infantil, exploração e abuso sexual e inclusão digital.

Iniciado no ano de 2001, o Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, analisou 3.383 programas, implementados por 499 municípios que preencheram o Mapa da Criança e do Adolescente 2002. O levantamento faz parte do processo de reconhecimento das gestões municipais que se comprometeram, no início do mandato, em 2001, a priorizar a população infanto-juvenil em suas políticas públicas, e que concorrem ao Selo Prefeito Amigo da Criança.

“A seleção dos municípios vem sendo feita por Mapas da Criança e do Adolescente. O de 2001 avaliou a capacidade das gestões de diagnosticar e planejar ações voltadas à infância e adolescência e conferiu a primeira etapa do Selo a 654 municípios, dos 1.542 que se inscreveram. Aracaju foi selecionada nessa etapa”, afirma Lúcia Falcón, secretária municipal de Planejamento.

O Mapa 2002 foi respondido por 499 cidades e destas 193 receberam a segunda etapa do Selo, entre elas Aracaju. Na continuidade ao processo de seleção, os municípios reconhecidos deverão preencher agora o Mapa 2003, que avaliará o conjunto das políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes e concederá a terceira e última etapa do selo, com destaque às gestões que se distinguiram.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.