[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Aracaju de outrora” este é o tema da exposição fotográfica que a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju – vai apresentar à sociedade como forma de comemorar os 147 anos de aniversário da cidade de Aracaju. A mostra, que acontece na galeria de Artes Álvaro Santos, tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade aracajuana, especialmente a classe estudantil, para a valorização de sua história. Outro objetivo será conscientizar a população do necessário cuidado com a memória da cidade.
A exposição é uma retrospectiva do desenvolvimento da capital, compreendendo o período de 1900 a 1940, sendo dividido em quatro módulos, compreendendo uma década em cada um deles.
Baseado no livro “Em busca de imagens perdidas”, de Naide Barboza, fotógrafa, professora de História da rede Estadual, de Fotografia e coordenadora do núcleo de Áudio-Visual da Galeria, a mostra aborda as transformações da paisagem da cidade num período decisivo para a sua evolução urbana. A primeira década do século XX é a Gênese Urbana, ou seja, é quando a capital passa a se formar como cidade. Na fase seguinte a capital incorpora elementos mais complexos de urbanização e obras de infra-estrutura. Nos anos 30, Aracaju atinge o apogeu de modernidade e adota decisivamente o ecletismo arquitetônico. E por fim, na década de 40, o centro da cidade entra em estagnação, não sofrendo modificação significativa na sua paisagem.
A mostra reúne 50 reproduções de cartões-postais e fotografias, em preto e branco, do centro da capital sergipana, sendo ambientada com móveis, gentilmente cedidos pela loja de decoração D’Época, e objetos do período em foco. “Como ainda não temos os objetos suficientes para melhor contextualizar a ambientação, solicitamos às pessoas que os possuem e tenham o interesse de nos emprestar, no período da exposição, entrar em contato com a galeria, através do telefone 214-5977”, informa a professora Naide.
Para o diretor da Álvaro Santos, Antonio da Cruz, “a Galeria dessa feita tem o prazer de oferecer à população uma viagem no tempo da Aracaju de outrora”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.