[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sergipe (CEDRS/SE) realiza nesta terça-feira, 8, a partir das 9h, no mini-auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, a primeira reunião extraordinária. Dentre os diversos assuntos pautados para discussão, destaca-se a aprovação das propostas de aquisição de 35 imóveis rurais, encaminhados à Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

Os imóveis estão situados em Itabi, Canindé do São Francisco, Poço Verde, Macambira, Porto da Folha, Capela, Salgado, Lagarto, Indiaroba, Itaporanga, Monte Alegre, Japaratuba, São Cristóvão, Pedra Mole, Riachão do Dantas, Frei Paulo e Pinhão. A área total é de 4.971,28 hectares. Os recursos necessários para aquisição desses imóveis são da ordem de R$ 12,9 milhões e devem ter como fonte o Banco Mundial. A operacionalização do valor será feita pela Secretaria de Estado da Agricultura, através do CEDRS/SE e da Pronese.

De acordo com o Secretário Executivo do CEDRS/SE, Sérgio Santana, 360 agricultores familiares serão assentados nas propriedades adquiridas, fruto de trabalho do Governo do Estado. Ele destacou que esses investimentos repercutirão na inclusão social de trabalhadores rurais que pagarão as suas áreas após cinco anos de carência, com juros subsidiados. "É um instrumento que o Governo de Sergipe utiliza para assentar famílias, introduzindo-as ao processo produtivo. Além disso, paralelamente ao acesso à terra que está sendo viabilizado, o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), junto com outros organismos cadastrados no Conselho, promoverá a assistência técnica", explicou.

Pauta

Outro assunto da reunião, que será presidida pelo secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, é a aprovação do calendário do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sergipe para 2008. A pauta também inclui os pedidos de credenciamento do Deagro, da Multi Planejamento e Assessoria Ltda (Multiagro) e do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), como entidades prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.