Aquidabã e Macambira realizam etapa municipal da Consocial
A caravana da transparência do Governo de Sergipe seguiu nesta quinta-feira, 9, para os municípios de Aquidabã e Macambira para dar prosseguimento à programação da etapa municipal da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) em Sergipe. Cada município reuniu representantes do poder público, de conselhos e da sociedade civil para a eleição de delegados e a elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da Conferência, marcada para os dias 27 e 28 de março deste ano, em Aracaju.
As propostas/diretrizes tratam de temas que refletem os principais anseios da população de cada município e auxiliam na construção e efetivação de políticas públicas para a educação, saúde, segurança pública, dentre outros setores. A promoção da transparência pública; o acesso à informação e dados públicos; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e a elaboração de diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção, são alguns dos eixos de debates que os cidadãos discutem ao longo da Conferência.
Participação social em Aquidabã
Em português, a expressão guarani aquidabãense, denominação para aquele que nasce em Aquidabã, significa ‘terras entre rios’ ou ‘terras férteis’. A Consocial do município, localizado no médio sertão sergipano, demonstrou a disposição e a produtividade dos filhos das terras de Aquidabã, na defesa da transparência e do controle social no município.
Os mais amplos setores da população da cidade estiveram fortemente engajados durante toda a conferência. “Fizemos várias reuniões, convidamos diversas pessoas que fazem parte da várias comunidades de Aquidabã, associações, comerciantes, empresários, funcionários públicos, donas de casa, reforçando a importância da participação do cidadão nessa Conferência”, conta o secretário de Controle Interno e presidente da Comissão Organizadora Municipal (Comu), Jaciro Oliveira da Silva.
Representando a prefeitura de Aquidabã, o secretário municipal disse que ainda há uma grande necessidade de interação e participação da sociedade junto ao gestor público na administração da coisa pública.
“Acredito que a partir de conferências como essas, a semente de conscientização já está sendo inserida em cada homem e mulher que participou da Conferência. Tem muita gente que está aqui hoje, que nunca participou de outra conferência, que nunca ouviu falar na Constituição, na legislação de acesso a informação, a dados públicos e hoje foi a oportunidade do cidadão aquidabãense obter consciência da força que possui”, afirma Jaciro.
A assistente social Rosaly Dórea foi eleita delegada pela sociedade civil e diz que este será um novo desafio como cidadã e um compromisso com o município na etapa estadual da Consocial, em Aracaju. “Já fui delegada em outras conferências, mas a Consocial tem algo diferente. Sem dúvida, tratar sobre a transparência e o controle social no nosso município é uma alegria que trará muitas mudanças na nossa realidade”, declara.
No agreste sergipano
Enquanto o povo de Aquidabã se reunia para fortalecer ainda mais o papel cidadão, cerca de 100 pessoas no município de Macambira, localizado na região agreste do estado, também se mobilizavam para a Consocial do município, na elaboração de propostas para a etapa estadual da Conferência.
O vice-prefeito da cidade, Fábio Bastos, confessa que há uma cobrança muito grande pela questão do controle social na cidade. A Conferência chega, segundo Fábio, em um momento bastante propício na realidade de Macambira. “A Consocial é uma motivação muito boa para o município, porque permite que a população entenda um pouco mais da nossa administração, enxergando a transparência que executamos com a questão pública, e incentiva, nós gestores, a fazermos o melhor para o nosso município”, explana.
“Hoje percebi que o povo está querendo saber mais do que se passa na condução da máquina pública. Essa participação mais ativa da sociedade vai melhorar muita coisa no nosso município”, declara a pedagoga, Marilene Carvalho dos Santos.
Efetividade das propostas
Com a realização das conferências em Aquidabã e Macambira, o estado soma 36 conferências sobre Transparência e Controle Social promovidas em terras sergipanas. Até o final de dezembro, mais outros municípios finalizam a maratona da etapa municipal da Consocial.
De acordo com secretário adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial/SE, Eujácio José, as conferências no interior sergipano tem resultado com saldos positivos para o estado.
“Aqui no estado de Sergipe, a efetividade da Consocial é atômica. Diferentemente de outroslugares, que tem feito conferências regionais, nós estamos promovendo conferências em cada município, de modo a dar mais efetividade nas propostas de aperfeiçoamento das políticas públicas, maior presença do público, fomentando ainda mais o controle social em cada recanto do estado”, explica Eujácio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Aquidabã e Macambira realizam etapa municipal da Consocial –