[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi com apresentações artísticas que o Birô Cultural se despediu da região Sul de Sergipe após uma semana inteira de oficinas de capacitação em Estância, cidade-pólo da oitava etapa do projeto. O encerramento do Birô no município, considerado berço da cultura sergipana, foi marcado também por um pequeno debate sobre a política cultural que vem sendo desenvolvida no estado.

Representando o poder público no último dia dessa etapa, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e o prefeito de Estância, Ivan leite, estiveram no prédio da antiga Escola do Comércio, local que sediou as oficinas dessa semana, e interagiram com os participantes do Birô Cultural. A secretária destacou a cena cultural da região e frisou que a partir daquele momento se iniciava um contato mais intenso entre a Secult e os agentes culturais do interior.

“Estância representa toda a pujança cultural do Sul sergipano. A região é celeiro de grandes nomes da arte produzida em Sergipe e o Birô Cultural representa um estreitamento de laços da Secult com esses agentes. Trata-se de uma conexão que nasce a partir do projeto, unindo artistas, produtores e gestores da área em torno da mesma causa, assim fortalecendo cada vez mais a cultura sergipana”, declarou Eloísa.

O prefeito Ivan Leite parabenizou a Secretaria de Estado da Cultura pela promoção do Birô Cultural em diversas partes do interior sergipano e destacou que o aperfeiçoamento em elaboração de projetos e captação de recursos faz com que os agentes culturais passem a ser menos dependentes do poder público. Ivan aproveitou também para enumerar algumas ações da sua gestão na área da cultura.

Participantes pedem bis

A região Sul bateu recorde de inscrições no Birô Cultural: a concorrência foi de quatro pessoas para uma vaga. Quem foi selecionado não se arrependeu e aprovou o projeto, como a atriz Daniela Modesto, que coordena o curso Arte Mania, em Estância. “As oficinas foram muito importantes, não só do ponto de vista da capacitação, mas também para abrir nossa mente para outras alternativas na captação de recursos”, diz Daniela.

Coordenadora de cultura da Prefeitura Municipal de Boquim, Ivana Maia classifica o Birô Cultural como uma ação inovadora no interior sergipano e diz que já espera ansiosa pela próxima edição. “Foi uma experiência maravilhosa e diferente de todos os cursos dos quais participei. Como a cena cultural é dinâmica, acredito que uma atualização constante é necessária, por isso afirmo que estarei presente na próxima edição do Birô Cultural”, fala.

Sobre o Birô Cultural

O Birô Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), que tem o objetivo de levar aperfeiçoamento em planejamento e viabilização de projetos a agentes culturais de Sergipe.

Após Estância, o projeto chega a Aracaju no dia 30 de maio e ainda vai a São Cristóvão (Grande Aracaju), no dia 6 de junho. Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição – disponível no site da Secult – e aguardar o resultado da seleção, que avalia a atuação do inscrito na área cultural e como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina. Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do em contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 31791924 e 88166901.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.