Apoio do Governo garante ampliação dos festejos juninos no interior
Festa de paz e amor em Areia Branca, show de barco de fogo e buscapé em Estância, Santo Antônio abençoando os caminhoneiros em Itabaiana, São Pedro animado em Muribeca. Como reza a tradição, os festejos juninos de Sergipe desse ano vão se espalhar de norte a sul do Estado. A parceria entre Governo de Sergipe, prefeituras e associações comunitárias vai garantir forró e animação em 31 municípios sergipanos. A programação do São João 2008 foi apresentada nesta quinta-feira, 15, num café da manhã com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda, realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado (Aease).
Como no ano passado, o Governo terá investimentos prioritários nas cidades-pólo, que passam de cinco para sete. Agora, Nossa Senhora do Socorro, Canindé do São Francisco e Itaporanga D’Ajuda entram na lista, formada ainda por Aracaju, Areia Branca, Muribeca e Estância. "Devido ao forte apelo cultural, pela tradição e pelos destinos turísticos que representam, essas cidades podem e devem ser trabalhadas para fortalecer a sua vocação de atração turística, fortalecendo a economia e a cultura local", comentou o governador Marcelo Déda.
Obedecendo a tradição, tudo começa em Areia Branca. A abertura dos festejos juninos do Estado acontece no município no dia 31 de maio. Segundo o prefeito da cidade, Ascendino Souza, o apoio do Governo do Estado ajuda a trazer o município mais uma vez para o centro das atenções, revigorando, desde o ano passado, uma festa que tinha perdido força há alguns anos.
"Graças à iniciativa do Estado e do governador, que não vê o São João apenas como uma festa, mas como um evento turístico que traz divisas para o Estado, Areia Branca ressurge das cinzas e se torna mais uma vez uma atração em Sergipe. Isso tem sido importantíssimo principalmente para os moradores da cidade, levantando a sua auto-estima. Hoje, eles voltam a dizer que Areia Branca é uma grande cidade, que tem festejos e uma grande festa de São João", afirmou. Os recursos vão assegurar a presença de atrações como Forró Maior, Cavaleiros do Forró, Adelmário Coelho e cantores e bandas da casa como Rogério e Erivaldo de Carira.
Trazido para a lista das cidades-pólo, o município de Itaporanga promete trazer atrações à altura do público que tem procurado o forródromo da cidade nos últimos anos. "A inclusão da nossa cidade na lista do Governo é de grande importância porque Itaporanga está viva e sempre fez parte do cortejo junino do Estado. Esse ano o Governo dá mais um incentivo e faz um papel importante. Queremos agradecer e prometemos um forró de qualidade", declarou a prefeita da cidade, Maria das Graças Sobral.
Por lá estão entre as atrações nomes como Leonardo, Aviões do forró, Calcinha Preta e Beto Barbosa. A prefeitura aguarda a presença de mais de 20 mil pessoas. "Itaporanga sempre foi freqüentada e conhecida por ter uma das melhores festas do Estado. Esse ano queremos que seja melhor ainda", disse a prefeita.
Novidades
Já em Canindé do São Francisco, a procura pelo São João será um incentivo a mais para os turistas que buscam o conhecido passeio pelos cânions do rio São Francisco. "É uma alegria muito grande para nós receber esse apoio do Governo. Canindé sempre fez parte do roteiro turístico e agora o seu São João foi também prestigiado", observou o prefeito Orlando Andrade.
Em Itabaiana, o apoio aos festejos juninos entra no contexto de um dos eventos mais tradicionais do Estado: a Festa do Caminhoneiro, celebrada nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho. "A nossa festa é conhecida nacionalmente. Recebemos as principais montadoras do país, ligadas a multinacionais e várias empresas do ramo de transporte que estarão lá para expor os seus produtos. E a gente faz paralelamente a festa com grandes atrações nacionais. Esse ano teremos Brasas do forró, Zezinho da Ema, Chitãozinho e Xororó, culminando com o dia 13 que é a festa do padroeiro, Santo Antônio, com o show de padre Antonio Maria", informou a prefeita Maria Mendonça.
Na capital, a fortalecida parceria entre Governo e Prefeitura mais uma vez se consolida com o apoio ao Forró-Caju. "Unimos esforços novamente para melhorar cada vez mais essa parceria. A prefeitura, com o apoio e a solidariedade do Governo do Estado e do Banese tem ajudado nos últimos dois anos para que o forró de Aracaju seja sempre melhor e mais organizado. Sem sombra de dúvida, continuará sendo o melhor forró do Brasil", comentou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Profissionalismo e transparência
Esse ano, o patrocínio às festas do interior do Estado foi feito de forma diferente. O Governo do Estado criou o Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (FEPCS), uma ferramenta que dá mais transparência ao processo e leva ao interior a valorização do profissionalismo na elaboração de projetos de captação de patrocínio.
"Vivemos a profissionalização na concessão de patrocínios. O Governo de Sergipe aprovou uma lei criando um fundo estadual de patrocínio e pela primeira vez publicou editais que estimulam as prefeituras e associações a elaborarem projetos. Isso vai ajudar a formar uma nova concepção na captação de recursos com a iniciativa privada e órgãos federais. Lançamos um edital, recebemos os projetos e com muita responsabilidade atendemos um dos princípios desse governo que é de interiorizar os festejos juninos", explicou a secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino.
Na lista dos municípios beneficiados estão também Barra dos Coqueiros, Cristinápolis, Gararu, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaina, Japoatã, Monte Alegre, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Verde, Salgado, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão e Umbaúba. As associações comunitárias beneficiadas são das cidades de Riachão do Dantas, Pedrinhas, Boquim, Neópolis, Gaccho Cardoso e Pedra Mole.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Apoio do Governo garante ampliação dos festejos juninos no interior – Foto: Cesar de Oliveira/ASN