[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As noites de junho serão repletas de especiais na Aperipê TV. Além da transmissão dos festejos do estado durante todo o mês, a emissora produziu diversos documentários sobre a cultura junina em Sergipe.

‘A tradição de Estância, a Cidade de Fogo’; ‘A Beleza dos Aboios Sertanejos’; ‘O Louvor a Santo Antônio’; ‘O Encanto das Quadrilhas Juninas, dos Sanfoneiros e do Forró’; ‘A irreverência do forró de Clemilda cantado por diferentes gerações de artistas sergipanos’ e ‘A Peculiaridade da Festa do Mastro em Capela’ serão temas das produções da TV pública sergipana.

O documentário que abre essa seleção é o único que não foi produzido pela emissora. ‘Forrobodó’, de 2001, é um vídeo-depoimento de artistas consagrados sobre o forró. Alceu Valença, Genival Lacerda, Dominguinhos, Anastácia e o Trio Nordestino dão suas impressões sobre o mais nordestino dos ritmos.

Em ‘A Cidade de Fogo’, depoimentos de antigos moradores de Estância sobre a festa no município, apresentação de grupos folclóricos e a guerra de espadas. O especial também mostra como vivem e trabalham os fogueteiros da cidade. Em destaque no programa, o surgimento do barco-de-fogo, cuja imagem roda o mundo como uma fiel representação da cultura sergipana.

Já ‘Aboiadores’ é um retrato da poesia de vaqueiros de Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória e Capela, através de seus aboios, canto que produzem para aquietar, apaziguar, incitar o gado para o curral, ou ainda orientar a boiada ao longo das estradas. Além de retratar como esses aboios acabam servindo como registro para a população analfabeta, o documentário revela o dia-a-dia desses aboiadores e sua arte cotidiana.

A peça teatral ‘O Martelo de Deus’, realizada pelo grupo Imbuaça, fala da vida e obra de Santo Antônio e faz parte do especial ‘Auto de louvor a Santo Antônio’. O programa também mostra as fortes crenças populares sobre o santo na cidade de Santo Amaro das Brotas, povoado Sapé, e as dezenas religiosas realizadas para o santo na Colina do Santo Antônio, em Aracaju.

O cotidiano das quadrilhas juninas também compõe um especial. O vídeo busca retratar as relações humanas, as diferentes histórias, a dinâmica, a convivência e a representação dos grupos em si, através de intensas rotinas de ensaios e depoimentos de integrantes das quadrilhas Forró Maneiro e Século XX.

Mais música em ‘Todos Cantam Clemilda’. Um show em homenagem à Rainha do Forró foi especialmente produzido e gravado pela Aperipê TV. Genival Lacerda, Rogério, Joésia Ramos, Zé Rosendo e Marluce, Nino Karva, Nêga Forrozeira, as bandas Severina, Blair, Naurêa e Maria Scombona interpretam músicas consagradas de Clemilda, que também faz sua participação.

O especial ‘Sanfoneiros’ apresenta uma nova geração de músicos sergipanos. Com idades entre 18 e 20 anos, Cobra Verde, Tatua, Alex, René, Mestrinho e Erivaldinho expõem as dificuldades que passam no meio musical e artístico e suas relações com as bandas. O documentário também mostra as apresentações desses artistas, que, apesar de representarem uma mudança, sabem o significado da tradição da sanfona na herança histórico-cultural nordestina.

O VII Fórum de Forró também está na programação junina da Aperipê. No dia 29, às 21h30, será exibido um compacto do que foi discutido nos três dias de evento. Promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, este ano o fórum homenageia o pernambucano Dominguinhos, compositor, instrumentista e cantor. 

‘Festa do Mastro’ será o último documentário da série especial de São João da Aperipê TV. A tradição capelense será mostrada com todos os seus ritos e símbolos. Os depoimentos de moradores trazem um pouco do significado de mais essa festa que compõe a tradição junina em Sergipe e que possui grande participação popular.

Confira a programação

07/06 às 21h30 – Forrobodó
08/06 às 21h30 – Cidade do Fogo
14/06 às 21h30 – Aboiadores
15/06 às 21h30 – Auto em Louvor a Santo Antônio
21/06 às 21h30 – Auto em Louvor a Santo Antônio (reprise)
22/06 às 21h30 – Quadrilhas Juninas
23/06 às 20h – Todos Cantam Clemilda
24/06 às 20h30 – Sanfoneiros
25/06 às 20h30 – Cidade do Fogo (reprise)
26/06 às 20h30 – Aboiadores (reprise)
27/06 às 20h30 – Forrobodó (reprise)
28/06 às 20h30 – Quadrilhas Juninas (reprise)
29/06 às 21h30 – Fórum do Forró e Sanfoneiros (reprise)
05/07 às 21h30 – Todos Cantam Clemilda (reprise)
06/07 às 21h30 – Festa do Mastro

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.