[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Aperipê TV recebeu, na última quinta-feira, 12 de fevereiro, a entrega de equipamentos referentes à segunda fase do plano de investimento para adequação tecnológica da emissora de TV para migração digital. Nesta segunda fase, foi previsto um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais, o que inclui no lote: ilhas de edição, mesa de controle e exibidor de mídia, equipamentos para a área de produção de jornalismo, todos os aparelhos que compõem o estúdio de áudio – processadores de áudio para a TV, microfones, mesa de som digital – e a parte de switcher de fibra ótica que interligarão todas as ilhas de edição da televisão.

“Os equipamentos que chegaram fazem parte do segundo lote da migração da Aperipê TV para a TV Digital. As principais melhorias serão a qualidade e rapidez nas ilhas de edição, pois teremos um fluxo de trabalho unificado, onde todos os computadores poderão se comunicar, com troca e compatibilidade de arquivos. Isso sem contar com o fator de que, não só a produção, mas também toda a equipe de jornalismo e a parte de exibição do controle mestre estão definitivamente preparadas para trabalhar em HD (alta definição)”, afirmou Jefferson Andrade, diretor operacional da Fundação Aperipê.

Aperipê TV na era digital

Ao todo, o plano de migração da Aperipê TV para TV Digital é composto por quatro etapas. Na primeira fase, realizada em julho de 2008, o governador Marcelo Déda fez a entrega de novos maquinários que incluíam computadores, monitores LCD e de vídeo, mesas de áudio, microfones, processadores de áudio AM e FM, gerador de caracteres, matriz de áudio e vídeo, receptor e transmissor de sinal de satélite, entre outros. Na ocasião, o governador de Sergipe lembrou de seu compromisso de apresentar às emissoras um novo momento, capaz de devolver ao Sistema Aperipê de Comunicação a credibilidade e o respeito que os sergipanos sempre tiveram por ela.

De acordo com Jefferson Andrade, a terceira e quarta etapas já estão em processo de pesquisa e levantamento de preços para criação das licitações. “Essa terceira etapa compõe-se em mais equipamentos da área de produção de jornalismo e o controle mestre da Aperipê TV. A quarta etapa é de transmissão digital, isto é, o transmissor e a antena”, acrescentou o diretor operacional da Fundap.

A instalação dos novos equipamentos espera, somente, o término do projeto de reestruturação da parte física da TV. “O planejamento e adaptação das salas para os novos equipamentos já estão em processo. Além disso, toda a equipe irá passar por um treinamento intensivo para saber utilizar os novos equipamentos. Eles já trabalham com a edição não-linear mas não com o novo software que vamos implementar a partir de agora. Nossa previsão é de que em 30 ou 45 dias tudo esteja funcionando.”, garantiu Jefferson Andrade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.