[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Especial Aperipê desta semana conta a história do grupo Lateiros Curupira, formado por adolescentes da Oficina de Percussão do Projeto Recriando Caminhos do Instituto Recriando. Rodado na comunidade do Alto da Jaqueira e no Centro de Criatividade, o documentário dirigido por Pascoal Maynard vai ao ar no próximo sábado, dia 24, às 15h.

Coordenado pelo percussionista e educador Ton Toy, o grupo Lateiros Curupira é resultado da dedicação do músico aos meninos de baixa renda das comunidades Cidade Nova, Alto da Jaqueira, Japãozinho, Jetimana e adjacências. Ton Toy, que atua há cinco anos com o grupo, se diz apaixonado pelo trabalho que realiza.
“Os ritmos que traduzem a nossa cultura popular vêm com o manuseio de materiais recicláveis adaptados para instrumentos sonoros, de onde partem os toques também estudados nas tradições folclóricas nordestinas, mas visceralmente focados na musicalidade sergipana”, afirma.
Grupo

Eles se apresentam em diversos eventos locais como CarnAju, Projeto Verão, Rua da Cultura e cortejo folclórico do Imbuaça.. Os Lateiros Curupira participaram, também, do projeto ‘Música das Três Américas’, com os sergipanos Chiko Queiroga e Antônio Rogério, o guatemalteco Carlos Ponce e Ângelo Rios, de Honduras.

Além da oportunidade de participar de um grupo musical, os adolescentes dos Lateiros Curupira aprendem conceitos de cidadania através da abordagem de temas transversais como meio ambiente, ecologia e identidade. Conceitos necessários à inclusão social consciente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.