Aperipê solicita consignação de canal digital no Ministério das Comunicações
A Aperipê TV já encaminhou solicitação de consignação de Canal Digital ao Ministério das Comunicações, em Brasília. Depois da TV Cultura e da TVE-RIO, que já estão em processo de digitalização, a Aperipê TV foi o primeiro canal público do país a registrar o pedido. O diretor operacional da Aperipê TV, Jefferson Andrade, esteve pessoalmente na capital federal para protocolar o requerimento.
Também no Distrito Federal, em reunião na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com todas as emissoras do Estado de Sergipe, foi discutido e organizado o plano de distribuição dos canais digitais na rede estadual de televisão. Entretanto, a Aperipê TV é a única que já solicitou formalmente a consignação do canal digital no Ministério das Comunicações.
Esse foi o primeiro encontro para discussão do assunto na Anatel entre as redes sergipanas. Na reunião, o canal definido para a Aperipê TV foi o 31. Em dois meses, se não houver contestação do resultado da sessão, será realizada uma reunião final para confirmação do plano de canais. Essa seleção substituirá definitivamente, em 2016, os canais analógicos. Até lá, por força de decreto governamental, as emissoras de televisão exibirão sua programação nos dois formatos, analógico e digital.
Sessão especial
Para esclarecer a sociedade sergipana sobre a criação de uma rede púbica de televisão e também sobre a digitalização da TV brasileira, representantes nacionais da área de TV Pública, como o presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Antônio Achilis, estarão em Aracaju em Sessão Especial da Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira, 20, a partir das 9h30min.
Paulo Roberto Vieira Ribeiro, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), José Roberto Garcez, presidente da Radiobrás, Diógenes Dantas, presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), Eduardo Castro, representante do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, também farão parte do debate público expondo suas experiências acerca do tema.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]