Aperipê participa de Oficina de Planejamento de Distribuição do DOCTV IV
Entre os dias 5 e 7 de março, em Salvador (BA), a Fundação Aperipê participará da Oficina de Planejamento de Distribuição do DOCTV IV. Diversos assuntos estão previstos na programação, como elaboração do plano de acompanhamento até as entregas finais dos documentários, conclusão dos processos de co-produção, sistemática de distribuição dos documentários, estratégias de comunicação e realização dos eventos estaduais de lançamento, faixa de programação, ordem de exibição dos documentários, e ações de comercialização dos documentários DOCTV IV. A Aperipê é a responsável pela Coordenação Executiva do Programa em Sergipe.
Com a realização da Oficina em Salvador, a quarta edição do Programa DOC TV chega à sua etapa final. “Nosso cronograma teve início com a Etapa de Preparação, realizada entre 22 de abril e 27 de maio de 2008. Essa etapa compreendeu a Oficina de Planejamento Executivo, que serviu para articular a execução do plano de trabalho do DOCTV IV em Sergipe”, afirmou Werden Tavares, diretor de Marketing da Aperipê e coordenador estadual do DOCTV em Sergipe.
O resultado da Oficina de Planejamento Executivo refletiu no número de projetos inscritos. Sergipe e Brasília receberam o terceiro maior número de projetos, 20 ao todo, perdendo somente para São Paulo e Santa Catarina. Além disso, numa iniciativa inédita, a edição sergipana do DOC TV IV premiou dois projetos: “De Barra a Barra”, de Carlos Eduardo Ribeiro Filho (Brejo Grande), pela carteira nacional; e “Um filme de: De la Cierva”, de Ítalo Lucas (Aracaju), pela carteira estadual, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Aperipê e a Prefeitura Municipal de Aracaju. Ambos foram contemplados com R$ 110 mil. Hoje, os dois projetos já estão em estágio de finalização e edição.
Histórico
O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV surgiu em 2003, como política da Secretaria do Audiovisual visando à estruturação do setor voltado à produção de documentários e à TV Pública. Os recursos que viabilizaram as três primeiras edições do DOCTV foram oriundos do Fundo Nacional de Cultura e das TVs e instituições públicas co-realizadoras do Programa, e articulados por meio de Convênio firmado entre o Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – Abepec e Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, sempre com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD.
Em suas três primeiras edições, o DOCTV teve 2.380 projetos de documentários inscritos em 74 concursos estaduais DOCTV, tendo co-produzido 115 documentários e gerado 3.026 horas de programação para a Rede Pública de Televisão. O programa também promoveu a efetiva descentralização de recursos financeiros para as 27 unidades federativas, entre investimentos do Ministério da Cultura, BNB, das TVs e instituições públicas estaduais participantes do Programa DOCTV.
Em Sergipe, o DOC TV IV contou com uma carteira estadual patrocinada pela Fundação Aperipê em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]