[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação Aperipê foi uma das emissoras públicas em destaque na Oficina de Planejamento de Distribuição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV IV). O evento foi realizado entre os dias 5 e 7 de março, em Salvador (BA). A Aperipê é a responsável pela Coordenação Executiva do Programa em Sergipe.

Pontos positivos do trabalho realizado pela Fundap como o número de inscrições de projetos no programa, a quantidade de participantes nas oficinas, o cumprimento do cronograma de entrega dos trabalhos e a clipagem da imprensa foram apresentados na reunião.

De acordo com Werden Tavares, coordenador estadual do DOCTV em Sergipe, a Aperipê esteve nas primeiras posições em quase todos os gráficos positivos do programa. “O nosso filme da carteira nacional, por exemplo, é um dos que já estão mais próximos de serem concluídos”, disse Werden, diretor de Marketing da Fundap que representou a Aperipê no evento.

Os dois projetos premiados pela edição sergipana do DOCTV IV já tem data marcada para serem exibidos. “O filme ‘De Barra a Barra’, de Carlos Eduardo Ribeiro Filho (Brejo Grande), pela carteira nacional, será exibido na terceira semana de julho deste ano. Já ‘Um filme de: De la Cierva’, de Ítalo Lucas (Aracaju), pela carteira estadual, fruto de uma parceria entre a Fundação Aperipê e a Prefeitura de Aracaju, será exibido na quarta semana de junho de 2010”, contou Werden.

Empenho da Aperipê

O coordenador nacional do DOCTV, Max Eluard, elogiou o empenho da Aperipê nos processos de produção e encaminhamento dos documentários. “A Aperipê fez um bom trabalho ao conseguir realizar a primeira carteira especial de Sergipe, para o filme ‘De la Cierva’, que é um documentário muito interessante, pois mostra a história do cinema dentro do cinema. Sem falar no outro, ‘De Barra a Barra”, que já está pra ser concluído”, afirmou Max, ao acrescentar que a Coordenação do DOCTV em Sergipe tem se empenhado ao máximo nas tarefas do programa.

“Nosso esforço em garantir a quarta edição do DOCVTV com uma carteira especial, com recursos locais, soma-se ao empenho de colocar a TV Pública no centro de uma política que encara a produção audiovisual também como uma alternativa econômica. Entendemos que não existe TV Pública sem produção local”, conclui a diretora-presidente da Fundap, Indira Amaral.

Oficina

A reunião em Salvador teve como objetivo fazer um balanço do programa e um acompanhamento nacional dos filmes. Além disso, foram apresentadas as novas peças nacionais de divulgação do DOCTV e também o manual de identidade visual final dos filmes. Na ocasião, foi realizado o lançamento oficial do site doctv.cultura.gov.br

“A Oficina foi interessante na medida em que cada TV representada pôde falar como está sendo o processo de produção dos documentários, discutir as estratégias de divulgação dos filmes e a produção das chamadas dos documentários. Todos serão exibidos nas TVs Públicas do país, seguindo critérios como datas importantes e relevância do tema com a época da sua exibição”, afirmou Werden Tavares.

DOCTV

O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV) surgiu em 2003, como política da Secretaria do Audiovisual visando à estruturação do setor voltado à produção de documentários e à TV Pública.

Os recursos que viabilizaram as três primeiras edições do DOCTV foram oriundos do Fundo Nacional de Cultura e das TVs e instituições públicas co-realizadoras do Programa, e articulados por meio de Convênio firmado entre o Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – Abepec e Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, sempre com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.