Aperipê AM festeja 70 anos com solenidade comemorativa
Um marco para a comunicação e para o rádio sergipano. Assim pode ser definido o sentimento que permeia o estado por conta das celebrações dos 70 anos da Aperipê AM 630. A primeira emissora de rádio de Sergipe completou aniversário no último dia 30 de junho, mas as comemorações se estenderão até esta quinta-feira, 16 de julho, quando a Fundação Aperipê de Sergipe (Fundap) realiza uma solenidade festiva no teatro Lourival Batista, às 19h. Durante a cerimônia, diversos programas da emissora serão homenageados, assim como os grandes radialistas e personalidades que fizeram história no prefixo 630.
“Para celebrar os 70 anos de história da rádio Aperipê AM, nós preparamos uma noite mais do que especial, recheada de homenagens e com várias surpresas emocionantes. É um momento singular para o rádio sergipano, pois marca 70 anos de trabalho dedicados à informação e à cultura, sempre incentivando e evidenciando a diversificada cultura sergipana”, afirmou Mário Sérgio, diretor da rádio Aperipê AM.
Os programas mais antigos da rádio, com mais de 15 anos no ar, receberão diplomas de grandes feitos para a rádio Aperipê AM. São eles: Forró no Asfalto, de Clemilda; Show Esportivo, de Raimundo Macedo; Rancho Alegre, de Chico Melodia; No Pé da Serra, de Taiobinha; Aquarela Nordestina, de José Augusto; e Momentos de Luz, de Emanuel Correia. “Três outros programas, que passaram mais de 25 anos no ar e hoje não fazem mais parte da programação, também serão homenageados pelo tempo e grande sucesso que alcançaram: Festa na Casa Grande, de Josa, o Vaqueiro do Sertão; Informativo Cinzano, de Silva Lima; e Calendário, de Santos Mendonça”, acrescentou o diretor da Aperipê AM.
A solenidade comemorativa reforça as celebrações do dia 30 de junho, quando a Aperipê AM exibiu dois programas especiais sobre a história da rádio: Rádio Aperipê 70 anos, a primeira do rádio sergipano; e Rádio Aperipê AM 70 anos: Músicas de 1939. “Foi um dia que não passou em branco. Recebemos a visita do professor Murilo Mellins e do radialista Jairo Alves de Almeida, que, através de suas histórias e de seus conhecimentos, fizeram um resgate desses 70 anos de tradição no rádio sergipano”, declarou Mário Sérgio.
Memória do rádio sergipano
Desde o dia 30 de junho, todos os programas da rádio Aperipê estão sendo gravados e arquivados no Museu da Fundap. “Não vemos no rádio sergipano uma fonte de pesquisa dos programas passados. Se você procurar uma fonte de pesquisa dos programas de Santos Santana, Silva Lima, Santos Mendonça, entre outros, não irá encontrar nada. Quem pode ter algum registro de programas de 10 ou 15 anos atrás é porque recebeu a fita de alguém da rádio, mas esses arquivos não são de acesso público. Dessa forma, a atual administração mostrou que está preocupada com a memória do rádio sergipano e com o registro da nossa atual comunicação”, garantiu o diretor da Aperipê AM.
Inaugurada em 30 de junho de 1939, a Aperipê AM foi a pioneira da radiodifusão em Sergipe. Por isso, uma de suas maiores características é lançar grandes locutores sergipanos, dentre eles João Augusto Bezerra, João Marques Guimarães e Jefferson Silva. A emissora era identificada pelo prefixo PRJ-6 e tinha, prioritariamente, a meta ‘Educação e Propaganda’. Escola de relevantes comunicadores do estado, a rádio Aperipê AM foi o berço de muitos calouros da comunicação e até hoje ela participa da formação de muitos profissionais que nunca deixam de falar, com carinho, da emissora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]