APA Morro do Urubu promove ações ambientais no bairro Lamarão
Por meio do projeto “Plantando Verde com a Escola”, ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 29, uma interação com alunos da Escola Municipal Sérgio Francisco. A ação que ocorreu no bairro Lamarão, na zona norte da capital, tem a finalidade de despertar em alunos da rede pública e privada o sentimento de responsabilidade pelo meio ambiente. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através do Centro de Educação Ambiental APA Morro do Urubu (CEA).
Inseridos dentro de uma área de proteção ambiental, a coordenadora da APA Morro do Urubu, Melanie Nascimento, destacou para os estudantes algumas características sobre a área. “Por estar localizada na área urbana de Aracaju, trata-se de uma região onde originalmente predominava o maior índice de remanescentes de Mata Atlântica da capital”, citou a gestora.
Durante as atividades a estagiária da Semarh/SQS graduanda em engenharia florestal, Ana Letícia Nascimento, explicou para os alunos sobre a importância do Caesalpinia echinata (Pau- Brasil) e Terminalia catappa (Amendoeira), citando algumas características, curiosidades e aspectos históricos das espécies. Os estudantes aprenderam o Brasil é o único país do mundo que possui o nome de uma árvore.
Já sobre a Amendoeira, Ana Letícia, informou que sua origem se denomina entre a Índia e Nova Guiné, mas que é muito encontrada no Brasil principalmente em regiões tropicais e informou algumas coisas curiosidades sobre a árvore. “Vale destacar que ela não é indicada para estacionamentos, pois seus frutos são ácidos podendo assim manchar os automóveis”, afirmou, destacando ainda que suas folhas são apreciadas em medicamentos fitoterápicos como também no tratamento da água mediante a criação de peixes.
Plantio
Promovendo um elo com a natureza, reconhecendo a necessidade de se construir um mundo mais sustentável através de práticas socioambientais, após a palestra, os estudantes juntamente com os técnicos da Semarh se dirigiram para a área verde do colégio, realizando assim o plantio de duas mudas: Cajueiro e Pau-Brasil. O engenheiro florestal da Semarh/SBF, Carlos Miranda ensinou para os alunos alguns métodos para o plantio e explicou sobre a importância da arborização urbana. “Com o processo de arborização teremos a amenização do clima, o sequestro de carbono dos veículos, a beleza natural nos logradouros, à utilização de plantas frutíferas para o consumo doméstico, além de proporcionar lazer em praças e parques urbanos”, ponderou.
O adolescente Matheus Willian de Jesus, 11 anos, que estuda no EMEF Sérgio Francisco, participou do plantio e afirmou que tanto a escola como os demais alunos reconhecem a importância de uma árvore para a sobrevivência das gerações presentes e futuras. “Estamos ajudando a natureza, pois no futuro também queremos desfrutar de um mundo melhor”, disse.
“Ao empreender e despertar no aluno o sentimento de responsabilidade pelo natureza, a escola cria um excelente local de convívio entre os estudantes e o meio ambiente, utilizando mudas de diversas espécies que no futuro proporcionarão sombra e beleza. Além disso, as árvores favorecem a absorção da água das chuvas, fortalecendo os lençóis freáticos, evitando a formação de erosões”, afirmou a educadora da Semarh/SQS, Larissa Mury.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- APA Morro do Urubu promove ações ambientais no bairro Lamarão – Fotos: Ascom/Semarh