Ano letivo na rede pública estadual começa nesta segunda-feira
Iniciou nesta segunda-feira, 22, o ano letivo em boa parte das escolas da rede estadual de ensino. Em Aracaju, das 95 unidades de ensino integradas à rede, 20 escolas abriram os portões às 7h desta manhã. De acordo com informações da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), até o dia 8 de março outras escolas estarão iniciando o ano letivo e até o mês de abril todas as unidades de ensino de Aracaju estarão funcionando.
“O atraso no calendário em algumas escolas da capital se deve a fatores que envolvem obras de reforma, mas até o mês de abril todas as unidades de ensino de Aracaju já estarão em pleno funcionamento. Quero garantir que eventuais atrasos no início das aulas não causem prejuízo ao aluno”, afirmou a professora Nádia Maria Silva Cardoso, diretora da DEA.
As aulas também iniciaram em várias escolas do interior do Estado. Das 21 unidades de ensino integradas à Diretoria Regional de Ensino (DRE 1), com sede em Estância, sete começaram o ano letivo hoje. Já nas 15 escolas da região do Vale do Cotinguiba (DRE 4), cinco iniciaram o ano letivo.
Na região do centro-sul sergipano (DRE 2) todas as 57 escolas, segundo o diretor Dimas Rabelo dos Santos, abriram seus portões na manhã desta segunda-feira. Nas sete escolas da regional de ensino sediada em Nossa Senhora das Dores (DRE 5), seis já estão em atividade. Nas 18 escolas do alto sertão sergipano (DRE 7), 16 também iniciaram as aulas.
Nas 15 escolas coordenadas pela Diretoria Regional de Educação sediada em Nossa Senhora da Glória (DRE 9), nove também já iniciaram as aulas. As demais iniciam no dia 1º de março. Nas outras DREs, as aulas iniciarão em março.
Matrículas dobradas
Neste ano letivo de 2010, o número de matrículas dobrou em várias escolas estaduais. É o caso do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite. Segundo a diretora da escola, professora Rivaneide Costa Leal, a unidade de ensino tem hoje 1.700 alunos matriculados. “A procura aumentou após os bons índices de aprovação dos nossos alunos no vestibular e também devido à organização da escola e o compromisso do nosso corpo docente”, revelou a diretora.
Por isso a estudante Vanessa Costa ficou muito contente ao retornar à escola. “Estava ansiosa em voltar a estudar, pois o ensino aqui é muito bom, contamos com excelentes professores. Estou prestando o Processo Seriado Seletivo da UFS e me saindo muito bem”, disse a aluna.
Confiante também está Rodrigo Paes Lima, que pretende ser advogado. “Estou muito empolgado com a volta às aulas, pois gosto muito de estudar e acredito que estou na escola certa. Tenho amigos que estudaram aqui e hoje ingressaram em um curso superior. Quero fazer parte desta equipe também”, disse o aluno.
Essa empolgação é percebida pelos professores que acreditam que a disposição do aluno ajuda muito nos trabalhos em sala de aula. “A turma está muito animada, pois este ano tivemos um número recorde de aprovação no vestibular, sendo 12 aprovados na Universidade Federal de Sergipe e 17 em faculdades particulares. Não tem estímulo melhor que este”, garantiu o professor de Química, Ronildo Alves dos Santos.
Boa estrutura
Para alguns estudantes, voltar às aulas é também a oportunidade de rever amigos e colocar o papo em dia. Este é o caso da aluna Luara Alexia Garcia. “Estou muito contente com o retorno. É a oportunidade de rever amigos, colocar o papo em dia e, claro, dar continuidade à minha formação”, disse
Já o aluno Felipe Costa Santos gostou muito de encontrar na escola uma sala de aula bem arejada, com carteiras novas e mais confortáveis. “Foi uma surpresa encontrar minha escola em tão bom estado e com um mobiliário adequado para o aluno. Acho que esses fatores favorecem a permanência do aluno na escola”, revelou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ano letivo na rede pública estadual começa nesta segundafeira – Foto: Ascom/Seed