[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Crianças soltando traques, famílias inteiras se divertindo ao som de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e bandas de pífano, que embalam jovens, adultos e idosos. Assim é o Arraiá do Povo, evento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Cultura (Secult), que desde o dia 13 faz a festa dos sergipanos e turistas na Orla de Atalaia.

Na última quinta-feira, 21, o espaço voltou às atividades com muita música e cultura popular, atraindo diversas famílias que já foram iniciar o fim de semana de São João, ao som do puro forró sergipano. “Este ano é a primeira vez que estamos aqui, mas pretendemos vir mais dias, afinal, as crianças gostam muito e nós também, pois a tranquilidade e o clima familiar predominam em todos os cantos da festa”, afirma a artesã Fabiana Paula, que foi com a irmã, o primo e as duas filhas curtir o forró na Orla.

Já a enfermeira Sílvia Caroline Barros, que estava com a filha Maria Clara, de seis anos e o sobrinho Sílvio Fernandes, ambos completamente caracterizados com indumentárias juninas, conta que as crianças adoram a festa na Orla pela liberdade que eles podem ter de circular pelo espaço e brincar com tranquilidade. “Trago sempre a família, porque aqui é muito calmo, que não vê confusão, ideal para trazer toda a família”, conta.

A pequena Maria Clara apóia a opinião da mãe e ressalta que gosta muito de se vestir com o vestido de quadrilha e vir para a festa soltar seus fogos. “É muito divertido, pois agente pode brincar a vontade”, ressaltou a garota.

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, também prestigiou mais uma noite de festa e destacou que o ambiente tranquilo é uma característica que foi buscada para o Arraiá do Povo desde o início da gestão do governo Marcelo Déda. “Aqui é uma complementação do forró que acontece no mercado, onde, através deste espaço de uma cidade cenográfica, nós podemos fazer com que as famílias sergipanas e os turistas que vêm com seus filhos, possam circular em um ambiente que represente uma cidade do interior com os elementos que caracterizam a nossa cultura”, argumenta a gestora.

Eloisa observou ainda que é muito satisfatório ver as famílias circulando pela praça de eventos, crianças soltando seus fogos, dançando e comendo as comidas típicas. “Esse é o espírito junino que caracteriza esse que é o período mais forte da cultura nordestina. Sergipe está nesse cenário com todas as festas que acontecem na capital e também no interior do Estado, com destaque para este ambiente familiar aqui do Arraiá do Povo”, completou.

A festa não para

Na quinta-feira a festa começou com a animada apresentação do Trio Nordeste Independente, que foi seguida pelo movimento do grupo folclórico Parafusos, da cidade de Lagarto e da Quadrilha de idosos Juventude Século XX. Quem deu continuidade ao forró foi o músico Robertinho dos Oito Baixos, filho da grande forrozeira Clemilda. Jailson do Acordeom fechou a noite.

O professor gaúcho Leonel Gihseni estava na festa acompanhado de um amigo, e afirmou que veio a Sergipe especialmente para curtir o São João. “Me planejei desde o início do ano para vir para essa festa e estou achando maravilhosa. A programação é nota 10, com organização, segurança, tudo! Com certeza voltarei mais vezes”, enfatizou.

Até o dia 1º de julho a festa no Arraiá do Povo continua a todo vapor. Nesta sexta-feira, 22, por exemplo, quem comandará o evento é a Banda de Pífanos de Tomar do Geru, Trio Piauí, Grupo Folclórico Batalhão 1º de Junho, Quadrilha Junina Massacará (Carmópolis), Sergival, e a banda de forró universitário Zé Tramela.

Durante os próximos dias, a festa continuará com força total, tanto no Arraiá do Povo, quanto nos concursos de quadrilhas do Centro de Criatividade e Gonzagão. Confira aqui a programação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.