[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, dia 23, mais de 42 mil crianças entre 0 e 4 anos deverão ser vacinadas durante a segunda etapa da Campanha contra Paralisia Infantil. A abertura da campanha será às 8 horas na Unidade de Saúde da Família Francisco Fonseca, na avenida Álvaro Maciel, bairro Palestina.
Cento e cinqüenta postos de vacinação estarão a serviço da comunidade aracajuana e serão distribuídos estrategicamente por vários bairros da capital, entre unidades de saúde, escolas, aeroporto, rodoviária, supermercados e shoppings.
Com o tema “Vacine seu filho contra a paralisia infantil. É só um passo para você e muitos para ele”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está engajada na 23ª campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Desde 1989 a sociedade brasileira está livre desse polivírus que já trouxe muito sofrimento e mortes e ainda circula em algumas nações do hemisfério oriental e deve ser mantido à distância do Brasil.
Na primeira etapa da campanha a SMS cobriu 100% da sua meta e dessa vez tem o objetivo de realizar o mesmo feito. A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa, provocada por um vírus que se instala e se multiplica no tubo digestivo. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica tendo como principais características flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no membro atingido.
É importante lembrar que os adultos que levarem as crianças para serem vacinadas não devem esquecer o cartão de vacinação e que a campanha durará apenas um dia.

Vacinação com divertimento

Todas as crianças que estiverem presentes na abertura da campanha, além de serem vacinadas, assistirão a apresentação do grupo folclórico de idosos “Unidos Venceremos” e desfrutarão do som das vozes de 30 crianças que compõem o coral infantil “Canarinhos de Aracaju”.
O “Unidos Venceremos” é formado por idosos com mais de 60 anos da própria Unidade de Saúde Francisco Fonseca. Há 10 anos existe uma assistência especial com os idosos nessa unidade e desde o ano de 2000 o folclore tem sido explorado através de dinâmicas de grupo.
Toda quinta-feira, às 15 horas, há uma reunião com a presença de aproximadamente 180 idosos onde são discutidas questões sobre a saúde na terceira idade e no término das atividades, todos participam de recreações.
Essa apresentação que será realizada partiu da vontade dos próprios idosos em exibir o trabalho folclórico feito por eles e claro, fazer uma homenagem ao Dia do Folclore comemorado hoje.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.