[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Será aberta na próxima quinta, dia 26, na Galeria de Arte Álvaro Santos, a exposição “Feira dos Municípios”, do artista plástico Adauto Machado. Coincidentemente, a amostra comemora duas importantes datas para as artes em Sergipe: os 36 anos de existência da galeria e também os 36 anos de pintura de Adauto.
Como esse é um momento especial, o artista conta que montou uma de suas mais importantes exposições. Ela deve contar com cerca de 50 quadros que, para serem pintados, exigiu que Adauto visitasse todos os 74 municípios do interior de Sergipe, além da própria capital, para retratar as particularidades de cada feira livre existente nestas cidades. “Cada pintura mostrará não só a feira, mas a particularidade de cada uma delas”, explica.
Um fato interessante é que nessas viagens ele descobriu que o único município onde não há feira é o de General Maynard, mesmo havendo cidades menores em Sergipe. Todas as feiras foram fotografadas e se transformaram em tela a partir da concepção do artista.

Um pouco da história da Galeria
A Galeria de Artes Álvaro Santos foi construída na administração do prefeito Godofredo Diniz Gonçalves num local onde havia um antigo aquário. Sua forma foi projetada pelo arquiteto Rubens Sabino Ribeiro Chaves, sob a coordenação de uma Comissão composta por Clodoaldo de Alencar Filho, Núbia Marques, Florival Santos, João Freire Ribeiro, Hunaldo Fontes de Alencar e João Batista Garcia Moreno.
A exposição inaugural, uma retrospectiva, deu-se com 50 óleos sobre telas de Álvaro Santos. A fita simbólica da inauguração foi cortada por sua sobrinha, Marlene Alvarez Santos.
Atualmente, nela expõem todos os nomes das artes visuais de Sergipe, além de ser espaço para lançamentos de livros, exibição de filmes, realização de cursos e de oficinas, reuniões de entidades de classe, Sarau de Poesias e muitos outros eventos.
Hoje, a Álvaro Santos é conhecida como a verdadeira casa dos artistas, pois a nova administração viabilizou uma política de democratização da arte, abrindo espaço para que novos e já consagrados artistas possam expor seu trabalho. Por ano, a galeria realiza cerca de 20 exposições nos dois pisos, recebendo uma média de 900 visitantes por mês.

Quem é Adauto Machado
Adauto Machado dos Santos nasceu em Nossa Senhora das Dores, no ano de 1950. Começou a trabalhar em 1966, ainda bastante jovem, como desenhista publicitário em uma empresa de Aracaju. Três anos depois, abandonou o desenho publicitário para dedicar-se inteiramente à pintura sobre tela.
Em 1971 viajou para a França, residindo em Paris durante quatro anos, vindo duas vezes ao Brasil. Entre 1971 a 1975 realizou várias exposições de pintura na França. De volta ao Brasil, viajou para o Canadá em 1978, residindo em Winnipeg durante um ano e meio, voltando em seguida para o Brasil, onde iniciou uma série de cursos de pintura.
Com o surgimento da arte através da informática, decidiu retomar o desenho publicitário, mantendo paralelamente a prática da pintura em tela. Havendo adquirido um computador, resolveu levar para dentro da máquina a arte que sempre fez, como um desafio que o tornou “Best of Show” no 91o. Concurso Internacional de Desenho CorelDRAW.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.