[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas Escolares 2012, que ocorreu na noite da última terça-feira,16, no Ginásio Poliesportivo Celso Furtado, em São Paulo, emocionou a todos que compareceram ao evento. A festa teve como mestre de cerimônia a cantora Kelly Key e foi animada pelas bandas  América, composta por músicos cegos, e Fresno, levando muita alegria e entusiasmo à plateia. Os para-atletas Josevan Silva, Natália Leão e Claudianca Conceição representaram Sergipe durante o desfile de apresentação das delegações.  As competições do maior evento Paralímpico escolar do mundo teve início no dia 15 de outubro e prossegue até o dia 20.

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponibilizou passagens aéreas aos 33 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, para a capital paulista. Os 23 paraatletas sergipanos disputarão nas modalidades paraatletismo e paranatação.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parson, que abriu oficialmente o evento, declarou a importância do esporte para o jovem com necessidades especiais.  “Nas quadras, nas piscinas e nas pistas somos todos iguais. Esta é a intenção dessas competições: mostrar que todos temos potencial e capacidade de vencer barreiras. Parabéns a todos vocês que já são vencedores em participar do maior evento paralímpico estudantil do mundo”, disse Parson.

Dentre as autoridades presentes, destacou-se o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O estado de São Paulo se sente honrado em, mais uma vez, sediar um evento desta magnitude, que promove a inclusão, o direito à cidadania plena e a oportunidade desses brilhantes jovens mostrarem toda sua garra, superação e potencialidade. Boa sorte e parabéns a todos vocês que são vencedores. São Paulo e Brasil sentem-se orgulhosos de poder sediar o maior evento paralímpico estudantil do mundo”, declarou o governador.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não escondeu o orgulho de receber os para-atletas. “São Paulo está de braços abertos para receber esses jovens que já são vencedores e provam que o esporte é capaz de superar qualquer obstáculo”, declarou o prefeito.

Pira Olímpica

O ponto alto da festa foi o acendimento da Pira Paralímpica pela velocista da seleção brasileira de paraatletismo, Terezinha Guilhermina. “Fico feliz em saber que jovens como eu estão se dedicando ao esporte. Percebi meu potencial já adulta e com esforço e estímulo conquistei muitas vitórias. Tenho certeza de que daqui sairão grandes atletas que irão encher de orgulho o nosso país”, declarou Terezinha, considerada a atleta cega mais rápida do mundo. Nas Paralimpíadas de Londres ela conquistou seis medalhas para o Brasil, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A paraatleta Claudiana Conceição, aluna do Colégio Estadual Leite Neto, não escondeu a emoção de estar representando Sergipe e conhecer pessoalmente Terezinha Guilhermina. “É uma grande alegria representar meu estado e minha escola nas paralimpíadas e conhecer essa atleta vitoriosa que mostra que o cego pode ver muito além do que se imagina e se tornar um vencedor. Ela é um exemplo para todo atleta com deficiência visual”, disse a atleta sergipana, cega de nascença, que conquistou muitos méritos para Sergipe em competições nacionais.

Paralimpíadas Escolares
 
As Paralimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são o maior evento esportivo do gênero no mundo e reunirão  este ano 1.211 estudantes do Brasil.  Os paraatletas disputarão medalhas nas modalidades bocha, futebol para paralisados cerebrais (futebol de 5 e de 7), goalball, judô, paraatletismo, paranatação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
 
Para participar das competições, os paraatletas devem ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, e idade entre 12 e 19 anos. Também devem estar matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.