Alunos participam da semi final do I Torneio de Matemática
A terceira etapa do I Torneio de Matemática reuniu na manhã desta quarta-feira, 11, 60 alunos da rede estadual de ensino. Essa fase é a semifinal, e foi realizada na quadra de esportes do Centro de Qualificação Profissional (CQP). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Universidade Tiradentes (Unit).
Nesta etapa participaram 15 equipes formadas por alunos do nono ano do ensino médio, que responderam oito questões de matemáticas, focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o coordenador de projetos do Departamento de Educação (DED/Seed), professor Wellington Menezes, o torneio tem como objetivo despertar nos alunos a atenção para o tipo de questões realizadas na Prova Brasil e no Enem. “Esta é uma modelagem pedagógica bastante moderna, que não avalia a quantidade, mas sim a qualidade do conteúdo e o que os alunos sabem fazer com esses conhecimentos adquiridos. Estamos aqui trabalhando com a matemática significativa, do dia-a-dia”, explicou.
Estímulo
A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA), professora Joniely Cheyenne Cruz, afirmou que este torneio é uma ação para despertar e estimular novos talentos e o ensino da matemática de forma contextualizada. “Valorizar o ensino da matemática, que ainda continua sendo vista como uma disciplina temerosa por parte de muitos alunos é um dos nossos objetivos. Então é uma forma de minimizar esse medo da matemática e a possibilidade de trabalhar essa disciplina de uma forma mais contextualizada”, destacou.
Já o professor de matemática, Arionaldo Peixoto da Silva, ressaltou que estimular o desenvolvimento intelectual para que os alunos possam aplicar a matemática na sala de aula melhora o desempenho, “pois eles vão desenvolver o raciocínio”, disse o professor de matemática.
A aluna Jéssica Dantas Cruz da Escola Estadual José Conrado de Araújo, ressaltou que “essa é uma forma de superar obstáculos”. “Para estudar matemática tem que ter capacidade e inteligência. O torneio serve também para a gente se unir, estudar e ter a oportunidade de vivenciar uma boa experiência”.
A professora de matemática Soeli da Silva, que é docente da Escola Estadual Professora Josefa Marques, em Poço Redondo, também gostou muito da participação dos alunos. “Vejo que o torneio é um grande estímulo para os alunos, pois tem como objetivo trabalhar o estilo da prova do Enem”.
Larissa Dantas Rodrigues é aluna da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, e disse que achou as questões fáceis. “Estou gostando muito, pois testa os nossos conhecimentos e nos ajudará em sala de aula. Estou participando para ter mais experiência”, disse.
Já o aluno Lenny Marques, do Colégio Estadual Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, disse que “a prova foi um pouco complicada, mas prestando bem a atenção deu para responder. O torneio melhora muito o nosso aprendizado”.
A mesma opinião teve o estudante Jonata Santos de Araújo, da Escola Estadual José Conrado de Araújo. “O torneio traz um aprendizado melhor para a gente, nos faz conhecer melhor a matemática”, afirmou.
Premiação
Todos os alunos da equipe vencedora ganharão como prêmio um tablet. Os estudantes da equipe da segunda colocação ganharão um smartphone. Já os da terceira colocação terão como prêmio uma máquina fotográfica digital. Os alunos que conquistarem o quarto e o quinto lugares ganharão jogos educativos. A etapa final ocorrerá no dia 9 de outubro para professores e alunos.
- Alunos participam da semi final do I Torneio de Matemática – Fotos: Juarez Silveira/Seed