[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A demonstração de que na atual administração municipal a escola também é espaço de democracia e de construção da cidadania foi evidenciada na manhã de hoje, dia 10, quando o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, fizeram a abertura oficial do processo de eleição dos coordenadores geral, pedagógico e administrativo das escolas da rede municipal.

Na escola Presidente Vargas, localizado no bairro Siqueira Campos, diante de professores, alunos e pais, o prefeito de Aracaju expressou a satisfação pela retomada do processo democrático nas unidades de ensino municipais. “Fiz questão de estar aqui para testemunhar esse momento histórico na escola municipal de Aracaju. Em 1986 o sistema foi implantado pelo então prefeito Jackson Barreto e professores, alunos e pais passaram a escolher as pessoas que iam dirigir a escola. O processo foi interrompido em 1996. Quando assumi a administração firmei o compromisso de devolver a escola aracajuana a sua democracia. Esse é mais um passo que marca a nossa administração com o DNA da diferença”, disse Marcelo Déda.

Os coordenadores escolhidos democraticamente por meio do processo eleitoral que acontece nas 57 escolas municipais durante todo o dia de hoje exercerão suas funções no mandato de dois. O prefeito destacou a importância dessa e de outras ações da administração municipal no que se refere ao resgate da democracia e da participação popular. “O prefeito não é o dono da cidade, mas um agente político legitimado pelo voto. Com a participação do povo em instrumentos como o Orçamento Participativo, por exemplo, a comunidade escolhe suas prioridades e o que é melhor para si. Com a ação retomada hoje os professores ganham não um presente, mas reconquistam a democracia. Dessa forma, estamos fazendo a administração mais produtiva e participativa de Aracaju”, afirmou.

“Bem-vinda, democracia. Que a escola seja fortalecida e a comunidade a grande vencedora. Viva a democracia”. Com essas palavras o prefeito de Aracaju comemorou o retorno da gestão democrática no ambiente escolar aracajuano.

A secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, expressou com emoção a satisfação pela retomada da gestão democrática. “Hoje é um dia de muita emoção, pois sabemos como é importante para a categoria dos professores o avanço da escola municipal. Estão de volta os Conselhos Escolares, a participação e a democracia nas escolas”, destacou.

Após o ato de votação, a professora Maria de Fátima Moura revelou a importância de participar, por meio do voto, do processo de escolha da nova coordenação da escola. “Esse é um momento importante, porque a democracia é uma coisa aberta. Estamos tendo o direito de escolher pessoas que achamos capazes de continuar o trabalho que está sendo feito ou outras capazes de iniciar um novo processo”, disse.

O vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, o secretário municipal de Comunicação, Milton Alves, o secretário de Finanças, Nilson Lima, e uma equipe formada por professores da Secretaria Municipal de Educação também participaram da abertura do processo eleitoral na Escola Municipal Presidente Vargas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.