Alunos e professores comemoram os 143 anos do Colégio Atheneu
“O Atheneu passou da fase arcaica de escola pública, está se desenvolvendo em outros âmbitos, como no tecnológico. Está provando que colégio público não é sempre aquela mesmice. O objetivo dos professores, além de nos preparar para o Enem, é nos preparar para a vida. Eles nos passam a experiência de vida deles”. Foi com essas palavras que o aluno Luís Eduardo Cortina, do 2º ano, demonstrou sua satisfação durante as comemorações dos 143 anos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.
A solenidade teve início na manhã desta quinta-feira, 24, no Teatro Atheneu, e contou com a presença de alunos, ex-alunos, professores e equipe diretiva do colégio. O evento teve início às 7h com o hasteamento da bandeira. Às 8h foi realizada uma série de apresentações de projetos desenvolvidos pelos alunos. Logo em seguida foi a vez da missa festiva, realizada pelo padre Gilvan Rodrigues, e uma homenagem a ex-alunos e funcionários da instituição de ensino.
Bastante emocionado, o ex-aluno Jardel Boaventura da Costa Araújo foi um dos homenageados por ter se destacado ao passar para o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe no início de 2013. “O Atheneu foi fundamental para a minha vitória. Uma escola que me ofereceu o ensino médio em tempo integral, professores muito qualificados e compromissados. Devo muito ao Atheneu”, disse.
O diretor do Colégio Atheneu, Genaldo Freitas de Lima, que está na direção há seis anos, destacou que a unidade de ensino sempre foi palco da intelectualidade sergipana. “O Atheneu respira intelectualidade. Continuamos sendo a melhor escola do estado nesses 143 anos. Somos uma referência estadual, pois grandes nomes passaram por aqui, inclusive o governador em exercício, Jackson Barreto; o governador Marcelo Déda, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, além de magistrados, advogados e outros. Tudo isso mostra o sucesso do Atheneu”, afirmou.
Representando o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, a diretora de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, fez questão de parabenizar a todos. “Hoje não estamos comemorando apenas o aniversário do Atheneu, mas comemorando o resultado já previsto da vitória que vai ser este ano. É muito bom ver esse clima de ajuda, todo mundo unido em prol de que aconteçam boas realizações. Parabenizo a todos os alunos, professores e equipe diretiva do Colégio Atheneu”, disse.
Satisfação
Os alunos e homenageados demonstraram a sua satisfação em fazer parte do Colégio Atheneu Sergipense, a Lucas Rafael Freire, do 3° ano do ensino médio. “Esse é um colégio muito bom, envolvido com pesquisa e com a sociedade como um todo. Não é uma escola restrita, pois ela não acaba nas paredes escolares. O Atheneu quer ultrapassar essas paredes e mostrar a sua importância para o mundo, tentando torná-lo um lugar um pouco melhor”, disse.
Já Letícia Arruda Magalhães, do 1º ano, também se mostrou satisfeita em estudar na escola. “É um colégio muito importante, os profissionais daqui são bem sérios. A escola nos oferece diversas atividades, como o incentivo à reutilização de materiais recicláveis, palestras sobre as drogas, e escuta a opinião da gente, coisa que em outros colégios a gente não vê acontecendo muito. Além disso, os professores são muito bons”, afirmou.
A aluna Beatriz da Rocha Santos, do 1º ano, disse se sentir muito grata por estudar no Atheneu e acha que a unidade de ensino tem os melhores professores do estado. Já a sua colega Thaíza Vasco do Bomfim Pereira acha que a qualidade do colégio não tem nada a dever às instituições de ensino particulares. “É um colégio bem importante para a história de Sergipe, pois são 143 anos de história. Trata-se de um colégio antigo, mas muito bom, no mesmo nível de muitas escolas particulares”, declarou.
Homenagens
O Atheneu homenageou 15 personalidades entre ex-alunos, funcionários e professores. Uma delas foi Ana Paula de Sá Lacerda, que é mãe de um ex-aluno. Ela observou a importância do colégio por ter sido berço cultural de muitas personalidades sergipanas. “O Atheneu é um marco na história do estado. Hoje podemos observar a quantidade de pessoas na sociedade sergipana que tiveram como base essa escola, sobretudo ver que o Atheneu foi o fio condutor dessas personalidades, que aqui construíram o seu intelecto e hoje brilham no cenário sergipano”, explicou.
Outro ex-aluno homenageado foi o médico Joel Torres Santos. Ele não escondeu a sua emoção ao ser reconhecido como um dos ilustres alunos que passaram por lá. “Esse colégio foi fundamental para mim. Apesar de eu ter estudado em várias escolas, o principal foi o Atheneu. Toda vez que passo por aqui eu me emociono. E receber essa homenagem hoje para mim é uma coisa fantástica”, disse.
Foram homenageados também: Jacirema Matos Vieira Trindade, Marta Celina Santos, Pedro José Andrade, Jolinda Maria Cabral Caetano, Ildina Ferreira de Oliveira Gomes, Flávio Gilberto Bento da Silva Araújo, Maria Lucinda de Melo, Wagney Aragão Souza, Murilo da Silva Navarro, Luiz Alberto dos Santos, José Robson Porto e Maria Salete Martins Correia.
Após a solenidade, foi oferecido um almoço para todos os alunos, professores e homenageados.
24 de Outubro
Além do Atheneu, a Escola Estadual 24 de Outubro também está realizando diversas atividades nesta quinta-feira, em comemoração dos 39 anos de existência. Durante a manhã foram realizadas várias atividades de recreação para os alunos. Pela tarde, a partir das 14h, será realizado um ciclo de palestras e debates sobre Adolescência, Namoro e Sexualidade. E pela noite, às 19h, haverá um desfile e um concurso de frases.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos e professores comemoram os 143 anos do Colégio Atheneu – Fotos: Juarez Silveira/Seed