Alunos do projeto Laborart expõem produtos de artesanato no Mercado Municipal
Entre bonecos, esculturas, quadros e objetos de cerâmica, o público que esteve no local pôde também prestigiar as apresentações de samba de coco, capoeira e de peças teatrais, como “É Dia de Feira…” e “Meu Santo”, coordenadas pelo professor da oficina de teatro, André Luis de Jesus Santana. Durante a atuação, os alunos tiveram a oportunidade de ministrar aulas de dramaturgia, nas quais mostraram as principais técnicas de aquecimento e memorização de texto.
De acordo com a professora da oficina de metamorfoses expressivas, Helenízia Cardoso, a participação dos alunos como orientadores também consistiu na elaboração de materiais de utilidade doméstica, a exemplo de porta-canetas, bonecos natalinos e “descanso de panela”, num processo que abrange a utilização de elementos recicláveis, como jornais, rolos de papéis higiênicos e garrafas Pet.
“A divulgação dos trabalhos reflete na auto-estima dos alunos, uma vez que cada um deles tem a oportunidade de mostrar o que realmente aprenderam durante o semestre. As aulas, cujo embasamento teórico engloba a redução do uso de materiais descartáveis, o reaproveitamento destes e a importância da reciclagem, propiciaram a criatividade e a ampliação da visão de mundo desses adolescentes”, ressaltou a professora.
Satisfação
Para os alunos da oficina de modelagem, Alan Jônatas de Menezes e Reginaldo Ferreira, a satisfação e o trabalho artístico representam pontos em comum. Durante o manuseio do barro e da argila os amigos se distraem com o som ambiente e não hesitam em oferecer explicações aos transeuntes.
“Participo da oficina de modelagem há dois anos e me sinto feliz em poder ensinar a outras pessoas o que aprendi. Através das aulas, consegui fazer cofres, jarros, máscaras carnavalescas, isqueiros e outros materiais. O talento foi comprovado em casa, tanto que minha mãe aconselhou-me a fazer a matrícula na oficina de pintura no ano que vem”, disse Alan Jônatas.
O projeto Laborart foi iniciado em setembro de 2003 com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), empenhada em valorizar a arte entre os aracajuanos. As oficinas do projeto são ministradas no Centro de Convivência do Adolescente (CAIC), anexo à Emef. José Antônio da Costa Melo, cujas aulas acontecem no turno contrário ao das aulas dos estudantes da unidade escolar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos do projeto Laborart expõem produtos de artesanato no Mercado Municipal – Fotos: Walter Martins