[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenação do Pré-Universitário, deu início na tarde da última quinta-feira, 6, a uma série de palestras que deverão prosseguir até o dia 1º de setembro, em diferentes pólos da capital e do interior, sobre os cursos ofertados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Neste primeiro momento, foram atendidos alunos do pólo instalado no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa. As palestras, em parceria com a UFS, visam estimular a participação dos alunos da rede pública estadual na edição 2009/2010 do vestibular da instituição federal. O projeto também atenderá alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (Ejaem).

No auditório da unidade de ensino, cerca de 180 alunos ouviram atentamente as explanações do professor Paulo Heimar, doutor em Educação. O professor fez uma apresentação sobre o histórico e a estrutura da universidade, perfil do profissional e mercado de trabalho. Ele também respondeu a perguntas, esclareceu questões relacionadas à inscrição e anunciou os novos cursos de Ecologia, Design Gráfico, Engenharia de Petróleo, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental.

Para a coordenadora do Núcleo de Integração da UFS, professora Ana Angélica Freitas, os encontros, além de estimular novas possibilidades, poderão transformar as ideias.  A técnica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seed, setor responsável pela coordenação do curso pré-universitário, Gabriela Zelice, ressaltou que a iniciativa pode assegurar ao aluno um conhecimento maior da instituição e das opções de curso que ele pode vir a escolher.

Apoio

Os alunos do pólo instalado no Severino Uchôa também apoiaram a realização das palestras. “No último vestibular optei pelo curso de Psicologia. Agora, conversando com os professores e analisando o mercado de trabalho, decidi mudar: vou tentar o curso de Direito”, disse a aluna Adriana Franqueta.

Gleice Ferreira, 18, vai tentar uma vaga no curso de Nutrição. Ela já tem algum conhecimento sobre o curso, mas confessou querer saber mais sobre as aulas e a profissão. “Tenho o sonho de me formar e ser uma nutricionista, por isso cada explicação, cada incentivo é importante neste momento em que nos aproximamos do vestibular”, pontuou.

Adailton Vasconcelos, 33, quer ser aprovado no curso de Serviço Social, mas não participou do concurso vestibular há dois anos. “Das últimas vezes não tive a oportunidade de obter informações sobre a universidade e seu funcionamento. Acho muito importante essa familiarização”, destacou o aluno.

Pré-Universitário

Em 2009, o Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação ofertou, através de processo seletivo, 4.550 vagas distribuídas pelos 30 pólos instalados em todo o estado. Participaram do exame de seleção 10.931 alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.