Alunos do Felisbello Freire assistem à Orsse no projeto Concertos Didáticos
Centena de alunos puderam assistir, na manhã desta quinta-feira, 5, à apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). A iniciativa partiu do projeto Concertos Didáticos, realizado através de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Cultura e a Orquestra Sinfônica. Estiveram presentes a esse evento cerca de 400 alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Felisbello Freire, localizado em Itaporanga d’Ajuda.
De acordo com o técnico do Departamento de Educação (DED/Seed), Manoel Cerqueira, o projeto, que existe desde 2007, tem como objetivo dar a oportunidade aos alunos da rede pública estadual de ensino para assistir aos concertos da Orquestra. “A música clássica é um produto de difícil acesso. É muito gratificante trazer os estudantes da rede estadual para o teatro, que não é algo muito comum para eles, e dar a eles esse tipo de informação musical”, disse.
Durante a apresentação, que contou com a participação do pianista convidado Ricardo Castro, os alunos assistiram ao Concerto para Piano e Orquestra de Brahms, executado em quatro movimentos. O maestro regente Guilherme Mannis também ofereceu um momento didático aos alunos, explicando a todos sobre cada um dos instrumentos, além de contextualizar sobre a obra apresentada e o compositor.
“A nossa mídia coloca a música clássica no pedestal, como se fosse uma coisa inatingível, chata; uma coisa com a qual ninguém pode entrar em contato. Por isso é importante os alunos conhecerem de perto. Espero que levem isso com eles para sempre”, explicou o maestro.
Acesso à música clássica
Alunos e professores ficaram maravilhados diante da orquestra e relataram a importância desse momento para ele. A diretora do colégio, Valmira Fontes, não escondeu a emoção de trazer os estudantes para o teatro. “Dentro do âmbito educacional, com um projeto dessa natureza, nós só temos a ganhar. A grande maioria dos nossos alunos mora em povoados; são pessoas humildes, e eles precisam muito dessa cultura musical para ampliar os conhecimentos”, afirmou.
A mesma opinião foi compartilhada pelo aluno André Lucas. “Nós da área rural estamos tendo um incentivo à procura da arte. Isso é também uma forma de aprendizado, pois em nosso país, infelizmente, não temos um acesso tão amplo à arte clássica, ainda mais uma orquestra. É um momento único, e estou aproveitando ao máximo”, disse.
Quem também gostou muito foi Bárbara Luana Souza Lima, que disse ser a primeira vez que assistia ao concerto de uma orquestra. Já sua colega, Joany Cruz Dias, disse que “várias pessoas não têm a oportunidade de conhecer o teatro e a orquestra. Acho muito importante para todos que vieram hoje aqui”.
A ex-aluna do Colégio Felisbello Freire, Suelen Maiara dos Santos, que também estava presente, não poupou elogios. “É uma iniciativa interessante porque muitos não têm oportunidade de conhecer a música clássica. Acho que isso é inovador, e espero que venham mais projetos para que os alunos tenham mais interesse”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos do Felisbello Freire assistem à Orsse no projeto Concertos Didáticos – O técnico do Departamento de Educação (DED/Seed)
- Manoel Cerqueira