Alunos do curso de Formação de Promotores Legais Populares visitam a Prefeitura de Aracaju
Enquanto aguardavam o momento de entrar no prédio, os visitantes não escondiam a expectativa. “A ansiedade é muito grande, pois é a primeira vez que vou entrar num órgão municipal. Quero conhecer o que se passa lá dentro, pois a gente só vê pela mídia”, diz Paulo César Lima, 34, morador do conjunto Bugio.
Eles foram recebidos pela assessora de cerimonial, Sheila Caldas, que acompanhou os alunos na visita a departamentos como a Secretaria de Governo. As fotos expostas no palácio retratavam diversos ambientes da cidade de Aracaju, tal como a avenida São Paulo. “Quem conheceu essa avenida antes percebe como ela mudou. Agora está bonita e deu uma nova vida aos moradores”, comenta Artaxerxes dos Santos, 33, enquanto aprecia as fotografias.
Os alunos percorreram cada espaço do Palácio Ignácio Barbosa e receberam da chefe de cerimonial, Ana Maria Medina, importantes informações históricas sobre o local. “Esse prédio foi edificado em 1923 no governo de Graccho Cardoso e desde aquela época Aracaju já era um verdadeiro encanto. Esse lugar é a casa do povo, lugar de cidadania”, diz Ana Medina aos visitantes que acompanhavam atentos as palavras pronunciadas. Ela conduziu os alunos em locais como a sala de reunião, o salão nobre e o gabinete do prefeito Marcelo Déda.
O semblante dos alunos e os registros que faziam a partir de cada informação recebida nos ambientes por onde passavam, demonstravam a atenção e o interesse em adquirir conhecimentos referentes à estrutura do órgão municipal. “Sou muito curiosa e por isso estou anotando tudo, quero saber um pouco de cada uma dessas coisas”, revela Avani Oliveira, 34, funcionária pública.
Para o secretário chefe de Gabinete, Fernando Akira Ota, a abertura da Prefeitura de Aracaju a visitas como essa tem o sentido de aproximar o poder público dos cidadãos. “Essa na verdade é a casa do povo e por isso é importante que as pessoas conheçam o lugar onde ocorrem as decisões que emanam delas. A iniciativa é importante também para mostrar que o centro de poder não é algo inacessível”, afirma.
O curso de Formação de Promotores e Promotoras Legais Populares tem uma metodologia que integra teoria e prática. Por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer órgãos públicos e institucionais. A Prefeitura de Aracaju foi o primeiro órgão visitado pelos alunos do curso, que teve início dia 06 de setembro.
De acordo com a diretora de projetos da Saci, Renata Lira, o intuito primordial do curso promovido pela ONG é capacitar mulheres e homens como lideranças comunitárias, contribuindo para o exercício da cidadania por meio do conhecimento básico do Direito fundamentado com os direitos humanos. “A iniciativa de trazer os alunos em órgãos como esse é para mostrar que o acesso não é tão complicado e fazê-los entender na prática o funcionamento dos mesmos, além de conhecer um pouco da história”, diz Renata.
A visita realizada na manhã de hoje demonstra que a Prefeitura de Aracaju atua no sentido de estar cada vez mais próxima da comunidade aracajuana. “Tudo que achei interessante anotei, achava que pessoas pobres não entravam aqui e vi que é totalmente o contrário do que pensei. Quero voltar outras vezes”, revela entusiasmada a estudante Rusanete Silveira, 18 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos do curso de Formação de Promotores Legais Populares visitam a Prefeitura de Aracaju – Fotos: Márcio Dantas AAN Clique na foto e amplie