Alunos do Curso de Alfabetização da Emsurb comemoram seus avanços
De óculos novos, os alunos estão sentindo-se muito mais seguros e confiantes. A aluna Maria de Fátima dos Santos, 47 anos, que só sabia ler, mostra seu caderno satisfeita. “Eu era de usina, tinha que acordar cedo para plantar cana. Depois fui trabalhar como doméstica e há 11 anos estou na Emsurb. Agora estou tendo a chance de aprender a ler com essa professora que é uma mãe para a gente. E eu queria que nossa querida professora soubesse que gostamos dela não só porque é seu dia, mas também porque ela é boa, tem paciência e porque queremos que ela fique muito tempo com a gente”, afirma Maria de Fátima.
Para a professora, que comemora o dia do mestre em uma aula divertida, o maior presente é a certeza de que os alunos estão aprendendo com muita qualidade. “Eles me presenteiam a cada dia com o desenvolvimento que vêm apresentando. Cada palavra escrita, cada exercício feito de forma correta para mim é mais do que uma grande retribuição”, diz Genelice, emocionada.
O Curso de Alfabetização, viabilizado por meio de uma parceria entre Emsurb e Semed, está inserido no Movimento de Alfabetização de Aracaju (Projeto Mova), que tem como objetivo proporcionar aos servidores uma oportunidade de se integrarem plenamente à sociedade através da escolarização. Os alunos têm aulas de segunda a quinta nos seus respectivos locais de trabalho – no Parque da Sementeira (na Escolinha) ou na Casa do Gari – e são assistidos por professores da Semed no período de um ano, tendo todo o material didático custeado pela Emsurb.
No decorrer das aulas, viabilizadas por meio de uma parceria entre a Emsurb e a Semed, notou-se que alguns alunos apresentavam dificuldades para enxergar o quadro. Através do setor de Assistência Social da Emsurb, dois oftalmologistas foram contratados para realizar exames e fazer as indicações necessárias aos alunos. Após as consultas, cada um escolheu o tipo de armação e a Emsurb se encarregou de viabilizar as lentes, entregue aos alunos em uma solenidade ocorrida no dia 17 de setembro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]