[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Centenas de alunos participaram, na manhã desta sexta-feira, 26, da I Caminhada do Costão Contra o Crack e a Favor da Vida. Promovido pelo Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, o evento contou com a participação de alunos da Escola Estadual 11 de Agosto e da Escola Estadual 15 de Outubro, além de pais, professores e diretores.

A caminhada teve início às 8h30, na sede do Costa e Silva, seguindo pelas ruas Laranjeiras, Capela, até chegar à praça Fausto Cardoso. De acordo com o diretor, Alex Fabiano Gonçalves Pinto, o objetivo é mobilizar e alertar a população estudantil contra os males do crack. “O crack está assolando a juventude. Temos que minimizar o acesso a essa droga tão destruidora. E esta caminhada demonstra a preocupação dos educadores pela saúde física e mental dos estudantes, mostrando que é mais saudável procurar esporte e educação”, afirmou.

Caminhada

Durante a caminhada, que contou com o auxílio de agentes da SMTT, os alunos das três escolas demonstraram a importância dessa atividade para levar informação aos jovens. “Isso é o começo de uma mobilização. É preciso dar um basta no crack, que está prejudicando tanto a juventude”, disse a aluna Karine Santos, 17, da 2ª série do ensino médio. “A manifestação ajuda a sensibilizar e lembrar aos jovens que o crack faz muito mal”, afirmou a aluna da 1ª série do ensino médio, Bárbara Thayanne, 17.

O professor Paulo César Lira Fernandes, um dos coordenadores do projeto, destacou a necessidade do evento para os alunos. “É importante levar a informação aos estudantes, conscientizando e formando cidadãos de bem”, disse ele. Segundo o professor, nos meses de outubro e novembro foram realizadas diversas atividades pedagógicas em sala de aula, como peças teatrais e cartazes com a temática do crack.

O aluno Thomas Emerson Petrônio Silva, 19, da 1ª série do ensino médio, ressaltou que a manifestação ajuda a conscientizar a população para que não tenha acesso à droga. A caminhada teve sua culminância na praça Fausto Cardoso, em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe.

Carlos Firpo

Além da caminhada do Costa e Silva, outras atividades de mobilização contra o crack foram realizadas na manhã desta sexta-feira, 26. O Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo, localizado no município de Barra dos Coqueiros, promoveu um dia de mobilização educativa. O evento teve como principal programação uma gincana com a participação de estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

“Através da gincana pretendemos provocar reflexão e mudança de atitudes na comunidade escolar, envolvendo os alunos, pais, professores e funcionários, no sentido de ampliar o conhecimento sobre o tema e discutir as causas e consequências do consumo de drogas, privilegiando o processo de prevenção”. A afirmação é da diretora da unidade escolar, Cremilda Ferreira de Moraes.

As equipes desenvolveram várias atividades, como produzir uma marca e um slogan com o tema da gincana: “Educação a favor da vida e contra o carck”. Além disso, apresentaram uma dramatização retratando a relação da droga com a violência, e fizeram uma explanação sobre droga e crack, abordando definição e consequências das drogas no organismo.

Os alunos também tiveram que elaborar um poema e apresentar um comercial de televisão com o tema. Os estudantes fizeram uma dramatização relatando a situação de jovens que levam uma vida com prazer e de forma saudável.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.