Alunos do Colégio João Alves participam do programa Sorriso do Bem
Cerca de 250 alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual João Alves Filho participaram na manhã desta terça-feira, 23, da primeira triagem realizada pelo programa Sorriso do Bem. A ação é promovida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem e tem como objetivo avaliar e melhorar a saúde bucal de adolescentes prestes a entrar no mercado de trabalho.
O coordenador do projeto, o dentista Oscar Rocha, fez uma análise prévia da situação bucal dos alunos, coletando dados que serão enviados para uma segunda triagem em São Paulo. “Nós oferecemos um tratamento especializado de qualidade em consultórios particulares para essas crianças. Nosso objetivo é agraciar crianças que tenham necessidade, mas que não têm condições de fazer um tratamento odontológico”, disse.
O coordenador explicou que os casos diagnosticados na segunda triagem poderão ser tratados gratuitamente em consultórios de Aracaju, com dentistas que participam do projeto. A auxiliar que acompanhou a avaliação, Denilza Farias, explicou sobre os procedimentos realizados com os alunos. “No programa analisamos se as crianças têm cárie e qual é a expansão desse problema, para dar a elas uma orientação melhor sobre higienização bucal”, disse.
Autoestima
Um dos benefícios desta ação é elevar a autoestima dos alunos. Foi o que explicou a coordenadora do ensino fundamental da escola, professora Eliane Rocha Gama. “É maravilhoso, e um ponto importante é a questão estética e da saúde, que influencia no comportamento dos estudantes. O aluno estando com a dentição bonita, ele melhora a sua autoestima e o seu desempenho também”, afirmou.
A aluna Elaynne Cristina foi uma das que passaram pela avaliação. “Achei legal, pois ele disse que eu preciso de ortodontia e que eu preciso cuidar dos dentes”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos do Colégio João Alves participam do programa Sorriso do Bem – Fotos: Juarez Silveira/Seed