Alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria passam por avaliação de saúde
Durante cinco dias alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria estarão passando por avaliação antropométrica, oftalmológica e preventiva de saúde bucal, além de contarem com a atualização do cartão de vacina. Também assistirão palestras com temas como bullying, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis/ Aids, dentre outras. É que o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa Saúde nas Escolas de Aracaju, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), está realizando a Semana da Saúde na Escola na unidade de ensino situada no bairro Santa Maria. As atividades prosseguem até o dia 27 de setembro.
Os 819 alunos do ensino fundamental e médio do turno diurno serão avaliados por profissionais de odontologia, oftalmologia e antropometria individualmente. O evento conta com a participação de acadêmicos da Faculdade de Sergipe (Fase) e com ações dos programas Qualivida e Cidadania e Paz nas Escolas da Seed.
A estudante Laís Santos gostou de ter feito a avaliação oftalmológica. “Ter uma boa visão é muito importante para entender melhor o que a professora escreve no quadro e também ler os textos nos livros. O teste indicou que não tenho nenhum problema, porém tive colegas que necessitam usar óculos e nem sabiam”, disse a aluna.
Quem também não pensou duas vezes em fazer as avaliações de saúde foi a estudante Marcela Souza, que na avaliação antropométrica percebeu que seu peso está de acordo com a sua idade. “Foi ótimo saber que está tudo bem comigo. Para manter a forma e saúde a médica me aconselhou a comer mais frutas, beber muita água e fazer atividade física. Espero que sempre tenhamos na escola essas avaliações”, revelou a aluna.
Já Thiago Dantas fez a avaliação bucal e percebeu que deve escovar melhor os dentes para não ter problemas futuros. “É sempre bom ter uma orientação como esta. Às vezes a gente pensa que está fazendo a coisa certa e não está. Vou cuidar melhor dos meus dentes, pois como disse a doutora a saúde começa pela boca”, declarou o jovem.
Diagnósticos
De acordo com o diretor da unidade de ensino, José Gomes dos Santos Júnior, os alunos diagnosticados com problemas serão encaminhados para as unidades de saúde de referência no bairro para receberem o tratamento necessário.
A professora Aline Barros, referência técnica do PSE, disse que o objetivo da ação é melhorar as condições de saúde do aluno e, consequentemente, seu rendimento escolar. “Nossa meta é atender os 810 estudantes dos turnos da manhã e tarde do Vitória de Santa Maria. Eles estão muito empolgados e percebendo como é importante cuidar da saúde para ter uma boa qualidade de vida”, informou Aline.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria passam por avaliação de saúde – A professora
- Aline Barros