[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Objetivando sensibilizar a comunidade estudantil para a importância dos trabalhos de preservação do Monumento Natural Grota do Angico (Mona), dando ênfase à biodiversidade, ao combate de incêndios florestais e a cultura do homem do sertão, durante a tarde de ontem, 24, alunos do Colégio Dom Juvêncio Brito, localizado no município de Canindé do São Francisco, participaram de diversas atividades proporcionadas pelo projeto ‘Meio Ambiente com Diversão’. O projeto, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tem como finalidade despertar e sensibilizar crianças e adolescentes para adoção de atitudes em favor da proteção e preservação do meio ambiente.

Dando início as atividades do projeto, os técnicos da Semarh apresentaram para a garotada uma exposição sobre as ‘Belezas do Monumento Natural Grota do Angico’, exibindo belezas típicas da caatinga e estimulando os alunos a conhecerem o único bioma exclusivamente brasileiro que mantém grande potencial biológico.

 Surpreendidos com tanta beleza, a aluna Jeniffer Silva, 13 anos, que estuda no sexto ano, ficou admirada com a exposição. “A exposição é muita bonita e eu só conhecia a caatinga por fotos, mas nunca imaginei que ela tivesse tanta beleza assim”, revela.

Depois da exposição, a criançada se dirigiu ao pátio do colégio. Lá o biólogo e coordenador técnico do Monumento Natural Grota do Angico, Marcus Vinicius Noronha, falou sobre o Mona, destacando que a unidade de conservação tem como foco manter a preservação da caatinga como também desenvolver atividades de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.

“O Mona, além de ser a primeira unidade de conservação criada pelo Governo de Sergipe no bioma caatinga, protege hoje, através da Semarh, cerca de 2.180 hectares de vegetação nativa, destinada a pesquisa, educação ambiental e turismo”, destacou Vinicius, afirmando que além da biodiversidade que o Mona oferece, a região se destaca pelo seu valor cultural e histórico, uma vez que o local marcou a morte de Lampião e de seu bando, dando fim ao movimento do cangaço.

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente do município de Canindé do São Francisco, Vera Núbia Avelino, o projeto Meio Ambiente com Diversão é rico porque traz a ludicidade como forma de aprendizagem para os alunos. “Ele aproxima os mesmos, como também a escola, para as questões ambientais, principalmente ao Monumento Natural Grota do Angico, já que muitos alunos não conhecem a unidade de conservação”, afirmou.

Mais Atividades

Depois que a meninada conheceu um pouco sobre o Mona, outra figura que também esteve presente nas atividades do projeto foi o poeta cordelista Manoel Belarmino, oriundo da cidade de Poço Redondo. O artista, além de passar uma mensagem de preservação ambiental, não deixou passar barato alguns erros que a humanidade está cometendo com a natureza em nome do progresso e da transformação. “Animais tão sendo extintos, sem ter dó, sem compaixão. As árvores são cortadas virando cinza e carvão”, recitava.

Já o brigadista voluntário da Grota do Angico, Bartolomeu de Lima fez uma apresentação sobre as técnicas de prevenção e combate a incêndios, demonstrando algumas ferramentas utilizadas no enfretamento ao fogo na mata, como a bomba cristal, abafador, facão, machado dentre outros.

Logo após apresentação do brigadista, os alunos participaram de uma gincana organizada pelos técnicos da Semarh. Eles se divertiram com os jogos rala-bucho, mais conhecido como bexiga, e a corrida de ovos em duplas, proporcionado para os mesmos uma tarde de entretenimento e de conhecimento sobre o meio ambiente. “Eu me diverti bastante hoje no colégio, sem contar que aprendi muitas coisas a respeito da natureza”, foi o que afirmou o adolescente Lazaro Ângelo, 13 anos, que estuda no sexto ano.

Já a coordenadora pedagógica da escola, Maria Ramos Leite, ficou feliz em vê que o Meio Ambiente com Diversão proporcionou para os alunos um tarde de descontração e parabenizou a Semarh pela ação do projeto.  “O projeto é essencial para as futuras gerações já que irá ajudá-los em sua formação, passando assim o conhecimento adquirido para os outros alunos como também para a comunidade local”, enfatizou.

Muito Mais

O Projeto Meio Ambiente com Diversão será desenvolvido amanhã, 26, na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu, localizada no bairro Industrial, onde haverá diversas atividades, como exposições de vídeos e fotos da unidade de conservação, uma trilha ecológica dentro do zoológico de Aracaju e uma oficina de horta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.