[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dezenas de estudantes do ensino fundamental de 20 escolas da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) participaram na manhã desta sexta-feira, 25, da VIII Mostra Pedagógica do Programa Alfa e Beto. Com o tema ‘A magia do Saber’, o evento aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, onde professores, diretores e coordenadores assistiram às apresentações culturais dos alunos.

“Aqui eles mostram as principais atividades que executaram durante o ano. É importante que os alunos se sintam prestigiados, pois isso aumenta a autoestima deles e os professores também se sentem motivados”, disse a coordenadora regional do Alfa e Beto, professora Magna Rodrigues Dias.

Durante toda a manhã, os alunos fizeram apresentações de dança e teatro, mostrando as principais atividades que foram desenvolvidas em sala de aula durante o ano. A coordenadora estadual do Alfa e Beto, professora Josefa dos Santos, destacou a importância do evento. “Hoje professores e alunos têm a oportunidade de expor suas experiências exitosas. Além disso, os estudantes colocam em prática a aprendizagem das competências básicas que tiveram durante o ano letivo. É um momento grandioso para todos”, afirmou.

Um dos supervisores do projeto, Elson Queiroz, explicou que o objetivo da mostra é mais do que o aprendizado. “No acompanhamento semanal, além de termos desenvolvido o trabalho didático da construção do conhecimento, nós procuramos fazer com que a criança fosse além do conhecimento didático. A gente buscou com que ela sentisse o encantamento pelo saber”, disse.

Apresentações

Os estudantes se mostraram bastante envolvidos com as apresentações culturais. A aluna Shayane Santos Andrade, do 4º ano da Escola Estadual Olímpia Bittencourt, foi uma das que participaram. “Hoje eu vou mostrar a dança afro e a dança Pérola Negra. Acho interessante a gente poder mostrar a nossa cultura”, disse. Quem também gostou do projeto foi Graziele Mendonça, do 4º ano da Escola Estadual General Valadão. “É a primeira vez que vou me apresentar, e estou adorando poder mostrar nosso talento para os outros”, afirmou  a menina, que fez uma apresentação de dança.

A professora de teatro Luíza Fernanda Secundo, que preparou uma peça para os alunos do Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, falou da alegria das crianças em fazer parte desta mostra. “Para eles, este evento é tudo. Hoje os alunos são as estrelas, se sentem no auge e eu fico feliz de poder participar desse momento deles”, revelou.

Roger Wanderson, do 4º ano, foi um dos que participaram da peça e disse ter adorado. “Sinto-me muito feliz, porque o teatro é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelos alunos”, explicou.

Já a diretora da Escola Estadual Olímpia Bittencourt, professora Marta Amorim, elogiou bastante a mostra como uma forma de interação entre os alunos. “É um momento de aprendizagem e socialização de experiências entre os estudantes e eles, com certeza, se sentem mais motivados com isso”, disse. A aluna Letícia da Silva, do 5º ano, afirmou que o evento é importante para que eles possam mostrar a capacidade e o talento dos alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.