[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Acredito que vai melhorar a aprendizagem e é importante para o nosso desenvolvimento pessoal. Gosto muito das lendas, vou conhecer melhor as obras de Monteiro Lobato”. Foi com essas palavras que a estudante a Anne Franciele Gomes, do 7º ano da Escola Estadual Acrísio Cruz, definiu a expectativa para o Projeto Minha Escola Lê, lançado na unidade escolar na manhã desta terça-feira, 17. A escola realizou ainda a reabertura da Biblioteca Anna Bernades Silveira Rocha. O evento teve início às 8h e se estende durante todo o dia.
 
Na parte da manhã os alunos tiveram na programação a execução do Hino Nacional, apresentação do Projeto Minha Escola Lê, contação de história com o professor Danielson, apresentação de dança e teatro dos alunos Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral e oficinas de leitura.
 
Segundo a coordenadora do Programa de Incentivo a Leitura e Escrita da Secretaria de Estado da educação (Seed), Mary Jane, o projeto implantado na escola faz parte das ações empreendidas pela Seed para o estimulo da leitura nas escolas pública de Sergipe. “Estamos felizes com a iniciativa do Acrísio Cruz, em se juntar com outras escolas da rede nesta luta de incutir no alunado o hábito da leitura. Estamos dando suporte a várias escolas e em outros projetos. Espero que mais escolas se integrem ao programa”, disse.
 
Interação
 
Para a professora Patrícia de Jesus Trindade, da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, a interação com a Escola Acrísio Cruz neste momento é super importante. “Estamos trazendo nossos alunos para mostrar o projeto de leitura que desenvolvemos no Barreto Sobral. Acho essa troca de experiências fundamental”, destacou.
 
A aluna Diana Oliveira de Jesus, 9 anos, 3ª série da Escola Geraldo Barreto  Sobral,  fez parte da peça teatral sobre o sítio do Pica Pau Amarelo. A menina que interpretou o papel de Emília se sentiu gratificada por poder representar um personagem tão importante da literatura brasileira.
 
Além da dança inspirada nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, os alunos do Barreto Sobral fizeram ainda uma interpretação representando o conto popular sobre a Cuca.
 
Já à tarde, a programação segue com o Projeto Minha Escola Lê, contação de histórias, apresentação de paródia com os alunos do 9º da Escola Acrísio Cruz, conversa literária com a professora Mary Jane, coordenadora do programa de incentivo a Leitura e Escrita da Seed  e mais apresentações culturais.
 
Biblioteca
 
Um dos pontos mais importantes do evento foi a reinauguração da biblioteca Anna Bernades Silveira Rocha. A biblioteca estava desativada, mas depois de um processo de reestruturação, como adequação de profissionais capacitados e organização do acervo a biblioteca abriu as portas novamente para toda a comunidade escolar.
 
A professora Paula Andrea de Jesus Santos é umas das professoras responsáveis pelo ambiente. “Estamos na maior expectativa para incentivar o hábito de leitura desses jovens. Acredito que o projeto só vem promover o espaço que reabrimos e envolver cada vez mais os alunos nas atividades da escola.
 
Da mesma maneira, acredita a professora Naydeize da Trindade. “Vou procurar incluir as disciplinas que ministro para meus alunos com o acervo que está disponível aqui na biblioteca. Essa é a proposta fundamental  do projeto: que todos os professores possam incluir dentro de suas turmas um horário para que eles visitem a biblioteca”, informou.
 
O aluno Marlon da Conceição Silva, 8 anos,  está empolgado com a nova biblioteca. Assim como o seu amigo João Henrique, 10 anos. “Eu gosto muito de ler gibi. Sei que na biblioteca possui um material amplo e que vou me interessar por outras coisas também, relatou o aluno João.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.