Alunos de piscicultura recebem aula prática em Campo do Brito
Cerca de 25 piscicultores de Santana do São Francisco inseridos no Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’, desenvolvido pelo Governo de Sergipe, participaram nesta quinta-feira, 9, de uma aula prática no Projeto de Piscicultura, na Barragem de Cajaíba, localizada no povoado Serra das Minas, município de Campo do Brito.
A aula contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, que na oportunidade conheceu as etapas da produção de pescados em viveiros.
A secretária, assim como os alunos conheceram todo o processo da piscicultura, desde a confecção de telas para tanques-rede, até o povoamento de alevinos (larvas dos peixes), a despesca, o processamento das tilápias, entre outras etapas.
“O propósito do Governo do Estado é criar mecanismos para que a população possa ter sua autonomia financeira, sem depender apenas de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Acredito muito que, com esse curso, o desenvolvimento econômico dos alunos será mais viável. É preciso apenas muita dedicação e persistência”, destacou Eliane Aquino.
A aluna do curso Nelúzia Gomes, de 39 anos, mãe de quatro filhos, ressaltou a satisfação em participar do curso. “Já sou pescadora há 8 anos, e sustento meus filhos sozinha. Nunca fiz um curso de piscicultura para me especializar na profissão, essa é a primeira vez. Aproveitei a oportunidade dada por esse projeto e estou gostando muito. Espero aprender cada dia mais”.
Claudionor dos Santos, membro da Associação dos Moradores do Povoado Saúde, em Santana do São Francisco, pesca há mais de 16 anos e já disse conhecer vários projetos de piscicultura. Entretanto, ele não se cansa de buscar novos conhecimentos. “Mas nunca acho que já aprendi o suficiente, por isso faço questão de participar de todas as oportunidades que aparecem”.
O presidente da Associação de Pescadores da Barragem de Campo do Brito, José Venceslau, compartilhou a experiência do seu trabalho com os alunos do Novos Rumos. “Comecei o meu trabalho em 2003 com apenas quatro gaiolas onde armazenava alguns peixes. O recurso investido eu consegui através de uma indenização da empresa que trabalhei. De lá, para cá foi muita luta e perseverança, para que hoje 10 famílias sejam sustentadas por meio da cooperativa. Minha experiência mostra que esse projeto tem tudo para dar certo”.
Novos Rumos
O curso de piscicultura oferece a capacitação para 150 famílias dos municípios de Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Telha.
Lançado em agosto de 2011, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho ou aperfeiçoar-se na sua área de atuação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos de piscicultura recebem aula prática em Campo do Brito –