[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em mais uma edição do projeto Concertos Didáticos, a Secretaria de Estado da Educação trouxe – para a capital – alunos de duas escolas do município de Japaratuba, para que tivessem a oportunidade de assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 3, no Teatro Atheneu, e contou com a presença de cerca de 300 estudantes da Escola Estadual Senador Gonçalo Rollemberg e Colégio Estadual José de Matos Teles.

De acordo com Jorge Monteiro, técnico do Departamento de Educação (DED), a intenção agora é atingir alunos de outras Diretorias de Educação, trazendo o máximo possível de escolas. A próxima edição acontecerá no mês de junho e envolverá alunos do município de Carmópolis.

“A grande missão do projeto é facilitar o acesso dos alunos a esse tipo de programação. Se considerarmos que a música clássica é algo quase impossível para esses jovens, a proposta da Seed, juntamente com a ORSS, é fazer com que o maior número possível de estudantes possa assistir a uma apresentação desse nível”, diz.

Durante o evento, o maestro regente Guilherme Mannis ofereceu um momento didático aos alunos, explicando a todos cada um dos instrumentos, além de contextualizar sobre a obra apresentada e o compositor.

Privilégio

Os alunos das duas escolas não desgrudaram os olhos curiosos do palco. Instrumentos musicais como violino, piano e fagote passaram a se tornar conhecidos após a apresentação da orquestra. O estudante Carlos Henrique de Oliveira Lemos, do Colégio José de Matos Teles, não poupou elogios ao evento. “Eu acho um privilegio os alunos da rede pública poderem ter esse acesso à cultura. Essa é a primeira vez que assisto e estou gostando muito. É uma arte clássica muito boa de ser vista”, afirma.

Já Gilcimar Ribeiro dos Santos, da Escola Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, disse que “é muito bom aprender algo novo, escutar músicas eruditas. Estou gostando muito”. A secretária da escola, Angélica Moura, ressaltou que a música pode ajudar a trazer a cultura da paz. “Esse momento em que eles ouvem esse tipo de música promove calma nos alunos, e isso pode ajudar na questão da violência, pois acaba tranquilizando os estudantes”, explica.

A coordenadora do Colégio Estadual José de Matos Teles, Marli Menezes de Souza Cruz, disse que “Japaratuba é um celeiro de cultura; e esse concerto é uma oportunidade de nossos alunos verem algo diferente, outros tipos de instrumentos. Isso muda os pensamentos deles. Todos estão tendo o prazer de estar aqui”.

A aluna Maria Tainara Silva Pereira também gostou muito de ter participado do projeto. “A gente aprende mais sobre os instrumentos musicais. Estou gostando do jeito como eles tocam. Acho muito interessante”, afirma.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.