Alunos de escolas estaduais participam de apresentações artísticas da IX Mostra Pedagógica da DEA
Dezenas de alunos das escolas estaduais Augusto Maynart, Francisco Souza Porto, Olímpia Bittencourt e do Colégio Estadual 24 de Outubro, participaram das apresentações artísticas da IX Mostra Pedagógica das Séries Iniciais das unidades escolares da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Com o tema Baú do Conhecimento o evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da DEA, onde professores, diretores e coordenadores assistiram às apresentações de dança, música e teatro.
A professora Denice da Silva, técnica da DEA, responsável pelas séries iniciais do ensino fundamental, frisou a importância desse evento. “Todas essas apresentações são fruto de projetos e atividades que acontecem durante todo o ano letivo nas escolas. É o momento de divulgar esses projetos e das crianças interagirem com colegas de outras escolas. Eles gostam muito dessas apresentações”, declarou a professora.
Apresentações artísticas
Durante toda manhã os alunos fizeram apresentações artísticas, a exemplo de Thayslane Santos, 9 anos, aluna da Escola Estadual Olímpia Bittencourt, que participou da montagem do nascimento de Jesus. “Gostei muito de participar desta peça, além de conhecer melhor a história do nascimento de Jesus Cristo. Eu e meus colegas podemos mostrar a outras pessoas os trabalhos que a gente faz na escola”, disse a aluna.
Satisfeita ficaram também as alunas Mayra Silva e Gabrille Neves, ambas 10 anos e estudantes do Colégio Estadual Francisco Souza Porto. Elas participaram de números de dança. “Sempre gostei muito de dançar. Na minha escola pude realizar o sonho que era participar de uma apresentação. Foi muito bom”, revelou Gabrille.
Para a professora Adilma Menezes, do Colégio Estadual Augusto Maynart, assistir às apresentações dos alunos deixa a sensação de dever cumprindo. “Eles se sentem valorizados em poder apresentar os trabalhos que são realizados na escola durante o ano letivo. Para o professor é gratificante saber que o seu trabalho foi valorizado e aprovado pelos alunos. É emocionante ver o potencial dessas crianças”, disse a professora.
Mão que encantam
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do coral Mãos que Encantam, composto por alunos surdos do Colégio Estadual 11 de Agosto. Os alunos interpretaram na Língua Brasileira de Sinais (Libras) cânticos natalinos. “Procuramos sempre desenvolver atividades que valorizem e mostre a sociedade o potencial dos 142 alunos surdos matriculados no 11 de Agosto. Além do coral, temos grupo de teatro e dança. Eles ficam felizes em participar de eventos como esses”, declarou a professora Alzenira Aquino, diretora do Colégio Estadual 11 de Agosto.
- Alunos de escolas estaduais participam de apresentações artísticas da IX Mostra Pedagógica da DEA – A aluna Thayslane Santos