[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, visitaram na tarde de hoje, 10, a I Feira de História da Universidade Tirandentes (Unit), que acontece no Campus I, no centro da cidade. O interesse pela exposição, cujo tema é “A Cultura e o cotidiano na Idade Média”, partiu da abordagem deste assunto na sala de aula, onde os estudantes já se mantinham informados quanto às tradições e os costumes mantidos pelos personagens da época.

Com o auxílio dos acadêmicos do curso de História, os estudantes da Emef. conheceram os materiais utilizados nas grandes batalhas da Idade Média, bem como toda a caracterização dos costumes religiosos. “É muito bom ter acesso ao que só conhecíamos através dos livros didáticos. Agora sei como se comportavam os frades e os camponeses”, declarou a jovem estudante, Viviane Santos, 14 anos.

Segundo a professora de História da unidade, Eneida Conceição, os estudantes ficaram encarregados de anotar todo o conteúdo ministrado nos standes. Logo depois, terão que elaborar relatórios contendo as principais informações sobre as temáticas, que vão da reforma católica nos séculos XII e XIII, à economia rural vigente.

“Dados sobre armas medievais, golpes e transportes de alimentos foram destacados entre a maioria dos alunos. Creio que todos aprovaram a iniciativa, já que foram feitas várias perguntas e comentários sobre os elementos visualizados”, declarou Eneida.

A I Feira de História da Universidade Tiradentes estará aberta aos estudantes da capital também durante o sábado, 11. De acordo com o orientador do evento e professor de História da UNIT, Marco Antônio Matos, uma das metas a ser alcançada pelos idealizadores é difundir a cultura medieval entre o corpo escolar da rede pública.

“A aproximação dos jovens e adolescentes a esse universo do conhecimento é de extrema importância para a vivência da História no cotidiano escolar. A partir daí, todas as diferenças sociais são diluídas e abertas à formação de novos profissionais”, concluiu o orientador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.