[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos de escolas da rede estadual de ensino estão se dedicando aos treinos, para alcançar bons resultados nas Olimpíadas Escolares, que ocorrerão em Poços de Caldas (MG), no período de 6 a 15 de setembro. Um exemplo disso é a equipe de badminton do Colégio Estadual Governador Valadares. Vitoriosos em edições passadas dos Jogos da Primavera e Jogos da TV Sergipe, os atletas querem repetir o êxito em competições de âmbito nacional.

Os alunos que estão participando desta primeira etapa das Olimpíadas Escolares também competirão no XXIX Jogos da Primavera, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que ocorrerão de 21 a 30 de setembro.

Por essa razão, a equipe tem treinado quatro horas diárias, de segunda a quinta-feira, na quadra poliesportiva do Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), localizado no antigo Colégio Brasília. A técnica do time, professora Acácia Teles, está confiante em trazer bons resultados. “A atleta Bruna Silva, por exemplo, já vem de uma campanha vitoriosa e estamos apostando nela. Quero ressaltar que o apoio da Secretaria de Estado da Educação, que disponibilizou raquetes, petecas e toda uma infraestrutura para os treinos, está sendo fundamental para alcançarmos êxito”, disse a professora.

Bruna Silva está cursando o 7º ano no Colégio Estadual Governador Valadares. Ela revelou que está orgulhosa de mais uma vez representar Sergipe numa competição nacional. “Com as conquistas que obtive nas competições estaduais e essa rotina de treino quero levar meu estado e minha escola ao pódio. É uma grande alegria poder mais uma vez representar Sergipe nas Olimpíadas Escolares”, disse a atleta.

Judô

Uma outra modalidade esportiva que tem garantido bons resultados para Sergipe nacionalmente é o judô. Os alunos do Colégio Estadual Rodrigues Dórea sabem disso, pois, pelo terceiro ano consecutivo, participam das Olimpíadas Escolares. A professora Tereza Cristina Aragão, diretora da unidade escolar, garante que o esporte mudou o comportamento dos alunos. “É uma alegria para o aluno representar a escola fora do estado e isso tem reflexos tanto no seu desempenho em sala de aula quanto em seu relacionamento com colegas e professores. Por isso estimulamos nossos alunos a se dedicarem a uma prática esportiva”, disse.

Um exemplo disso é Milena Silva, aluna do 9º ano do Rodrigues Dórea. A jovem é uma aposta de medalha para Sergipe. “O apoio da minha escola e a dedicação dos meus professores têm me estimulado muito. Fui campeã nos Jogos da TV Sergipe e nas seletivas para as Olimpíadas Escolares. Esta é a primeira vez que viajo para representar meu estado e minha escola em nível nacional. Vou me esforçar para trazer bons resultados”,  garantiu a aluna.

Embarque

A delegação sergipana que participará das Olimpíadas Escolares Etapa Nacional embarcará para Poços de Caldas (MG) nesta segunda-feira, 3, às 19h. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), garantiu quatro ônibus, que levarão a delegação sergipana à cidade mineira, e assegurou também as refeições durante o percurso. A equipe sergipana é composta de 154 membros, incluindo alunos, técnicos e dirigentes da Seed. O campeonato ocorrerá no período de 6 a 15 de setembro e reunirá alunos atletas de todos os estados brasileiros.

Os primeiros atletas que viajam para as competições, são das modalidades individuais atletismo, badminton,  ciclismo, ginástica rítmica,  judô,  luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.
Os atletas das modalidades coletivas basquetebol, futsal, handebol e voleibol embarcam no dia 8 de setembro. Os atletas sergipanos foram selecionados durante as seletivas para as Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Departamento de Educação Física da Seed, que ocorreram no período de 4 a 11 de agosto envolvendo escolas das redes pública e particular.

Incentivo

A professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação, ressalta a importância do esporte escolar como complemento à formação plena do aluno. “O esporte é um instrumento de conhecimento, socialização e inclusão que cria lastros que alicerçarão a vida futura dos estudantes”, afirmou.

Maria Auxiliadora destacou a atenção que o Governo de Sergipe tem dado ao esporte estudantil. “É fundamental para a construção de uma cidadania plena, elevando a autoestima do aluno, que sente orgulho de representar seu estado e sua escola em importantes competições nacionais”, declarou a professora.
Olimpíadas Escolares

Criada em 2005, as Olimpíadas Escolares têm como finalidade descobrir novos talentos esportivos e integrar alunos de todas as regiões do Brasil. Além das disputas das medalhas, os atletas participarão de eventos educativos e culturais, que têm como finalidade promover a inclusão social através do esporte e da educação. A realização das Olimpíadas Escolares é fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério dos Esportes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.