Alunos da rede pública são destaques na Olimpíada de Matemática
Cinco alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dois deles, Williams Silva Oliveira e Cássia Sabino dos Santos, receberam menção honrosa. Já as alunas do 3º ano, Fernanda Roing, Jéssica Cravo Santos e Maria Camila Menezes, foram contempladas com a medalha de bronze.
O Colégio Atheneu foi premiado com um kit para exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. Além disso, a professora Rosa Neuma Ferreira ganhou um estágio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O evento premia milhares de alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Do estado de Sergipe, 20 alunos foram contemplados com medalhas.
Outro destaque foi o aluno Gustavo Henrique dos Santos. Com apenas 10 anos de idade, ele teve a melhor classificação de todos os alunos que ganharam medalha de bronze. Gustavo é estudante da 7ª série da Escola Municipal Dr. João Garcez Vieira, em Nossa Senhora do Socorro, e teve uma boa preparação com a ajuda do professor Marconi Augusto Araújo Borges. Uma aula por semana era promovida pelo docente para resolver exercícios e questões das olimpíadas anteriores, além de treinar o aluno durante os finais de semana. O resultado foi um acerto de 16 das 20 questões resolvidas na olimpíada.
Apesar do destaque em matemática, Gustavo também gosta de todas as disciplinas, tendo alcançado o primeiro lugar no Concurso Nacional de Redação sobre Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação, Cristina Maria Rodrigues, Gustavo é um aluno discreto e que consegue apreender os conteúdos rapidamente. Segundo a mãe do garoto, Maria Juliana Santos, antes dos dois anos de idade ele já sabia ler, e hoje já fala inglês.
A coordenadora destaca também as parcerias que estão sendo feitas para dar suporte ao aluno. Segundo ela, já está sendo viabilizado o apoio de um psicólogo para trabalhar com Gustavo, além de um professor de matemática para orientar os alunos com altas habilidades na sala de recursos do Colégio Atheneu Sergipense, onde o estudante é atendido duas vezes por semana. Ele também vai receber o apoio da professora Jacqueline Montalvão Etinger de Araújo, da coordenação de Educação Especial, e irá frequentar o laboratório de Matemática do Colégio Atheneu Sergipense, que também está dando todo o suporte para que Gustavo continue exercitando suas habilidades matemáticas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]