Alunos da rede pública participam do V Festival de Esporte, Cultura e Arte do Programa Escola Aberta
O V Festival de Esporte, Cultura e Arte do Programa Escola Aberta, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), reuniu estudantes da rede pública de ensino de 13 colégios. O evento aconteceu neste sábado, 14, no Colégio Estadual Leandro Maciel, em Aracaju. De acordo com a coordenadora estadual do Programa Escola Aberta, Clédida Maria Machado, o mesmo evento será realizado no próximo dia 28, no Colégio Estadual Governador Valadares, também em Aracaju.
“Cerca de mil participantes irão mostrar as ações que acontecem com as comunidades durante os finais de semana nas unidades escolares”, disse a coordenadora do programa. Para Clédida Machado, o festival favorece o intercâmbio das atividades, além de ser um ótimo espaço para envolver a comunidade e fortalecer a convivência comunitária, valorizando a cultura local. O festival abrange diversas apresentações artísticas, envolvendo música, dança e teatro, além de modalidades esportivas, como lutas, futsal, entre outras.
Francilene Marinho, aluna da Escola João Garcez, estava bastante feliz por participar de mais um festival. Praticante da capoeira há mais de seis meses, ela entende ser de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno a prática esportiva. “O festival nos dá a oportunidade de mostrar o que aprendemos no ambiente escolar e fora dele também”, disse.
Parceira
A professora Marlene dos Santos, da Escola Estadual Professora Júlia Teles, coordena a oficina de leitura. “Temos de encontrar formas para incentivar o aluno a ter gosto pela leitura. O festival oferece uma dinâmica muito grande; por isso, o considero de fundamental importância para os alunos”, ressaltou. Para ela é salutar a participação da comunidade. “Na verdade é uma parceria entre os moradores da região e as escolas que participam do evento”, disse. A mesma opinião é compartilhada pela professora Maria Aparecida Silva, do Colégio Felipe Tiago, localizado no município de Maruim.
“O aluno tem que participar mais do ambiente escolar. Aqui ele aprende e se diverte ao mesmo tempo. Na escola, a mente dele está sempre ocupada para as coisas boas que a vida oferece”, opinou. A professora Márcia Regina Ribeiro, do Colégio Gaspar Lourenço, localizado no município de São Cristóvão, é uma das oficineiras que participa do festival. “Temos aqui lindos trabalhos em gesso e sandálias que foram feitos pelos alunos e a comunidade. É sempre um prazer participar de um evento desta magnitude”, disse.
Comunidade
A aluna Carla Caroline de Jesus, do Colégio Estadual Gaspar Lourenço, disse que a dança faz parte da sua vida. “Eu me realizo quando estou dançando. Adoro participar deste festival, pois temos a oportunidade de aprender cada vez mais com os colegas, professores e com a comunidade em geral”, enfatizou.
Participaram do V Festival os seguintes colégios: Gonçalo Rollemberg Leite, Almirante Barroso, Gaspar Lourenço, Felipe Tiago, Frei Inocêncio, Júlia Teles, Edézio Vieira de Melo, Barão de Mauá, Hamilton Rocha, Leandro Maciel, Olga Barreto e Lucila Moraes.
Programa Escola Aberta
O Escola Aberta é coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB/MEC) e conta com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As secretarias estaduais e municipais de educação são responsáveis por implementar e acompanhar o Escola Aberta nos territórios.
O Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecida aos estudantes e à população do entorno.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos da rede pública participam do V Festival de Esporte
- Cultura e Arte do Programa Escola Aberta – A professora Marlene dos Santos / Fotos: Eugênio Barreto/Seed