[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está participando do Programa de Apoio ao Estudo (PAE), que visa oportunizar aos alunos da rede pública aprimorarem seus conhecimentos.  No ano passado, 18 alunos do ensino médio fizeram estágios em órgãos públicos, e em 2012, mais 19 deverão ser encaminhados para que possam participar do programa. Os alunos são oriundos dos colégios estaduais Senador José Alves do Nascimento, localizado no Coqueiral; Governador Albano Franco, no Santa Maria, e Francisco Rosa, no conjunto Bugio.

De acordo com Nádia Cardoso, três alunos do Colégio Estadual Governador Valadares e dois do Colégio Estadual Francisco Rosa foram selecionados, através do Programa, para estagiarem na Energisa, tendo começado as atividades no mês de janeiro deste ano.

Atualmente a DEA tem  alunos estagiando em empresas públicas e privadas do estado e está em fase de seleção para encaminhar mais 14 estagiários para a SSP. Destes, cinco já foram contactados para iniciar o estágio, contemplando alunos dos colégios Estaduais: Costa e Silva, Senador José Alves do Nascimento e Leonor Teles de Meneses, contabilizando 28 alunos estagiários do programa.

A Seed vem participando das reuniões no Ministério Público de Sergipe (MPE) para discutir a operacionalização do Programa de Apoio ao Estudo, que objetiva estimular os alunos da rede pública de ensino a ampliarem seus conhecimentos, tendo em vista que poderão ser selecionados para o exercício de atividade de estágio ou profissional junto às entidades públicas e privadas.

De acordo com a diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, o relatório de desempenho escolar dos alunos é elaborado com base nos seguintes aspectos: rendimento escolar, frequência, envolvimento nas atividades da escola e relacionamento com colegas e professores.

Critérios

O desempenho no estágio é elaborado de acordo com relatório enviado pelo DAF/SSP, considerando os seguintes critérios: iniciativa, organização, segurança na transmissão das informações, trabalho em equipe, facilidade de assimilar as informações, capacidade de aprender, relacionamento com os colegas, criatividade e motivação.

Estagiários

Nádia Cardoso informou que após encerramento do ano letivo de 2011 a equipe da DEA entrou em contato com a coordenação pedagógica da escola para acompanhar o desempenho escolar final dos estagiários. “Constatamos que dos 18 alunos estagiários da SSP, 17 foram aprovados. Destes, nove obtiveram média geral superior a 7,0 e oito atingiram média superior a 6,0”, disse, ao informar que apenas um aluno não concluiu o ano letivo.

Audiência

A última audiência pública no Ministério Público de Sergipe foi presidida pelo promotor de Justiça,  Luis Fausto Valois, curador dos Direitos à Educação. Além da diretora da DEA, também participaram da audiência representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
 
Uma nova reunião foi marcada para o dia 15 de março, na qual será elaborado um cronograma de visitas às entidades sugeridas pelos parceiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.